Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Efeito PSI-20 puxa pela Sonae Capital e pela Corticeira Amorim

As empresas que serão promovidas ao índice de referência da bolsa nacional, abriram a sessão em alta. Já a Impresa, que sairá do PSI-20 a 18 de Março, perde mais de 3%.

Miguel Baltazar/Negócios
Rui Barroso ruibarroso@negocios.pt 08 de Março de 2016 às 08:56
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

A Sonae Capital e a Corticeira Amorim estão a valorizar após a entidade que gere a bolsa portuguesa, a Euronext, ter anunciado que as duas cotadas passarão a integrar o PSI-20 a partir de 21 de Março. Além destas duas empresas, também as unidades de participação do fundo do Montepio serão promovidas à "primeira liga" da bolsa portuguesa.

Os títulos da Sonae Capital são aqueles que mais beneficiam com o anúncio da Euronext. As acções sobem 3,51% para 0,59 euros. Já a Corticeira Amorim aprecia 2,03% para 6,04 euros. Por seu lado, as unidades de participação do Montepio têm um comportamento mais modesto, com uma subida de 0,17% para 0,602 euros.

Estas são "notícias positivas para a Corticeira Amorim e a Sonae Capital, pois a inclusão no principal índice do mercado accionista português deverá aumentar a visibilidade das acções e, potencialmente, aumentar a sua liquidez", referem os analistas do BPI na nota de investimento desta terça-feira, 8 de Março.

Para a entrada daquelas três cotadas, sairão duas empresas do índice de referência: a Impresa e a Teixeira Duarte. A dona da SIC é aquela que reage de forma mais negativa à exclusão do PSI-20. As acções perdem 4,13% para 0,402 euros. Já a construtora aparenta ter reagido de forma indiferente à despromoção, com os títulos a subirem 0,66% para 0,305 euros.

Com estas entradas e saídas, o PSI-20 volta a ter o número mínimo de títulos previsto nas regras do índice, ou seja, 18 empresas. Actualmente tem apenas 17 cotadas, isto depois da saída do Banif. Desde o Verão de 2014 que não tem as 20 cotadas. Na altura saiu o ESFG e o BES.

Ver comentários
Saber mais Sonae Capital Amorim Euronext Impresa Teixeira Duarte
Mais lidas
Outras Notícias