Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Energéticas puxam por Lisboa em dia sem direção na Europa

A bolsa nacional encerrou a última sessão da semana no verde, valorizando 0,71%. Isto graças aos ganhos do grupo EDP, mas também da Galp Energia, num dia sem rumo definido no resto da Europa.

Bruno Simão/Negócios
Rita Atalaia ritaatalaia@negocios.pt 11 de Janeiro de 2019 às 16:44
  • Assine já 1€/1 mês
  • 10
  • ...

O dia foi de ganhos para a bolsa nacional, depois de ter oscilado entre o verde e o vermelho ao longo da semana. A puxar pela praça portuguesa esteve sobretudo o setor energético. Isto numa sessão sem direção definida no Velho Continente. 

 

O PSI-20 encerrou em alta de 0,71% para 4.958,61 pontos, com 15 cotadas a subir e três a recuar. No Velho Continente, o índice de referência seguia sem alterações.

 

A sexta-feira foi pautada por alguma desilusão, depois de os EUA e a China terem emitido comunicados curtos, e sem detalhes, sobre as negociações comerciais. Contudo, o tom e a postura dos responsáveis políticos continua a ser positiva. O secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, revelou que "é muito provável" que o vice-presidente da China, Liu He, visite os EUA no final deste mês. O responsável adiantou que as reuniões vão prosseguir.

Além disso, a incerteza em torno da saída do Reino Unido da União Europeia e os receios de um abrandamento da economia mundial mantêm os investidores cautelosos. 

Por cá, a EDP Renováveis foi das cotadas que mais puxou pela bolsa nacional. A empresa de energia limpa subiu 1,40% para 7,97 euros, enquanto a EDP avançou 0,75% para 3,085 euros. 

Ainda no setor energético, a Galp Energia somou 1,07% para 14,65 euros, contrariando aquela que é a tendência de queda nos mercados petrolíferos. Os preços estão a descer perto de 2%, tanto em Londres como em Nova Iorque. No retalho, a Jerónimo Martins valorizou 0,09% para 10,69 euros.

A travar uma subida mais acentuada do índice nacional seguiu o BCP. O banco perdeu 0,41% para 24,44 cêntimos.

Ver comentários
Saber mais bolsa mercados PSI-20 Stoxx600
Outras Notícias