Bolsa Energéticas puxam por Lisboa em dia sem direção na Europa

Energéticas puxam por Lisboa em dia sem direção na Europa

A bolsa nacional encerrou a última sessão da semana no verde, valorizando 0,71%. Isto graças aos ganhos do grupo EDP, mas também da Galp Energia, num dia sem rumo definido no resto da Europa.
Energéticas puxam por Lisboa em dia sem direção na Europa
Bruno Simão/Negócios
Rita Atalaia 11 de janeiro de 2019 às 16:44

O dia foi de ganhos para a bolsa nacional, depois de ter oscilado entre o verde e o vermelho ao longo da semana. A puxar pela praça portuguesa esteve sobretudo o setor energético. Isto numa sessão sem direção definida no Velho Continente. 

 

O PSI-20 encerrou em alta de 0,71% para 4.958,61 pontos, com 15 cotadas a subir e três a recuar. No Velho Continente, o índice de referência seguia sem alterações.

 

A sexta-feira foi pautada por alguma desilusão, depois de os EUA e a China terem emitido comunicados curtos, e sem detalhes, sobre as negociações comerciais. Contudo, o tom e a postura dos responsáveis políticos continua a ser positiva. O secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, revelou que "é muito provável" que o vice-presidente da China, Liu He, visite os EUA no final deste mês. O responsável adiantou que as reuniões vão prosseguir.

Além disso, a incerteza em torno da saída do Reino Unido da União Europeia e os receios de um abrandamento da economia mundial mantêm os investidores cautelosos. 

Por cá, a EDP Renováveis foi das cotadas que mais puxou pela bolsa nacional. A empresa de energia limpa subiu 1,40% para 7,97 euros, enquanto a EDP avançou 0,75% para 3,085 euros. 

Ainda no setor energético, a Galp Energia somou 1,07% para 14,65 euros, contrariando aquela que é a tendência de queda nos mercados petrolíferos. Os preços estão a descer perto de 2%, tanto em Londres como em Nova Iorque. No retalho, a Jerónimo Martins valorizou 0,09% para 10,69 euros.

A travar uma subida mais acentuada do índice nacional seguiu o BCP. O banco perdeu 0,41% para 24,44 cêntimos.




Saber mais e Alertas
pub