Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EUA levam bolsas europeias, euro e petróleo para novas quedas

As bolsas europeias já seguem todas em queda, à excepção da bolsa grega. O euro está em novos mínimos de 2010 e o petróleo em mínimos de 2011. A contribuir para este comportamento estão os dados económicos divulgados pelos EUA e que revelam que a economia norte-americana não está a conseguir recuperar efectivamente.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 31 de Maio de 2012 às 16:14
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O Stoxx 600 perde já 0,81% para 238,61 pontos, o PSI-20 está em mínimos de 1996 ao negociar abaixo dos 4.500 pontos e o IBEX já renovou o valor mais baixo desde Março de 2003. As bolsas dos EUA também seguem a perder mais de 0,5%.

O euro já tocou no nível mais baixo desde Julho de 2010 e os preços do petróleo estão a cair mais de 1,5% para mínimos de Outubro de 2011. O Brent, petróleo de referência para Portugal, segue a descer 1,52% para 101,90 dólares por barril.

É o vermelho que impera pelos mercados europeus e americanos. As bolsas europeias ainda estiveram em alta a maior parte da sessão, com algum alívio de pressão dos investidores depois de ontem a Comissão Europeia ter admitido dar mais um ano a Espanha para que o país consolide as suas contas públicas.

Contudo, foi sol de pouca dura. Os EUA revelaram que houve mais americanos a pedir subsídios de desemprego na semana passada, quando os economistas previam uma descida.

Mas o que mais penalizou os índices foi a divulgação do produto interno bruto (PIB). A economia dos EUA cresceu a uma taxa anual de 1,9%, quando a leitura inicial tinha sido de 2,2%. Face ao último trimestre de 2011, este comportamento corresponde a um abrandamento do ritmo de crescimento económico, o que aumento os receios em torno da economia norte-americana.
Ver comentários
Saber mais Bolsas mercados EUA Europa
Outras Notícias