Bolsa Bolsa da Suíça desafia Euronext com oferta de 2,84 mil milhões pela bolsa de Madrid

Bolsa da Suíça desafia Euronext com oferta de 2,84 mil milhões pela bolsa de Madrid

A Euronext confirmou que está interessada na bolsa de Madrid, decorrendo atualmente negociações para uma possível oferta. Mas tem uma concorrente: a bolsa da Suíça já avançou com uma oferta.
Bolsa da Suíça desafia Euronext com oferta de 2,84 mil milhões pela bolsa de Madrid
Tiago Sousa Dias
Negócios 18 de novembro de 2019 às 07:43
A dona da bolsa de Lisboa, a Euronext, está em conversações com a bolsa de Madrid para uma possível aquisição. A confirmação foi dada esta segunda-feira, 18 de novembro, pela própria empresa, após ter sido noticiada essa possibilidade pela Bloomberg a 7 de novembro.

Em comunicado divulgado esta manhã, a empresa reage à "recente especulação da imprensa" sobre uma possível oferta sobre a Bolsas y Mercados Españoles (BME).

"A Euronext confirma que está agora em conversações com o conselho de administração da BME, o que poderá ou não levar a uma oferta", esclarece a empresa, referindo que fará um anúncio "se e quando for apropriado". 

Pouco depois deste comunicado ser divulgado, a suíça SIX Group anunciou, segundo a Bloomberg, que fez uma oferta para comprar a BME. O grupo suíço oferece 34 euros por ação em 'cash', o que se traduz numa avaliação de 2,84 mil milhões de euros.

Na passada sexta-feira a BME fechou com uma valorização de 4,01% para os 25,4 euros. A oferta da SIX Group implica uma valorização de 33,9% face a esse valor. Entretanto, as ações da BME foram suspensas, de acordo com a Bloomberg. 

No comunicado, a Euronext não faz nenhum comentário sobre a possível compra da bolsa de Milão, o que também tinha sido noticiado pela Bloomberg. 

A empresa, liderada por Stephane Boujnah, garantiu este ano o controlo da bolsa de Oslo e no ano passado o Irish Stock Exchange. Uma possível aquisição em Espanha corresponderia ao projeto traçado pela empresa para os próximos três anos apelidado de "Let’s Grow Together 2022" e apresentado no mês passado.

No terceiro trimestre deste ano, a empresa viu as suas receitas aumentarem 20,4% para os 181,7 milhões de euros. O resultado líquido foi de 63,5 milhões de euros, mais 25,8% do que no mesmo período do ano passado. 

Além de Lisboa, Euronext detém as bolsas de Amesterdão, Bruxelas, Dublin, Londres, Oslo e Paris.

(Notícia atualizada às 7h58)



pub

Marketing Automation certified by E-GOI