Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euronext Lisboa ultrapassa 5.800 pontos; PSI-20 avança 0,24%

A Bolsa nacional seguia em contra-ciclo as principais Bolsas europeias que desvalorizavam mais de 0,5%. A EDP registava mais uma sessão de ganhos, enquanto a Portugal Telecom limitava o desempenho da praça lisboeta. O PSI-20 subia 0,24%.

Ricardo Domingos rdomingos1@gmail.com 03 de Junho de 2003 às 13:33
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Bolsa nacional seguia em contra-ciclo as principais Bolsas europeias que desvalorizavam mais de 0,5%. A EDP registava mais uma sessão de ganhos, enquanto a Portugal Telecom limitava o desempenho da praça lisboeta. O PSI-20 subia 0,24%.

O PSI20 [PSI20] ultrapassou a barreira dos 5.800 pontos ao cotar nos 5.808 pontos, o valor mais alto desde 24 de Janeiro deste ano. O índice seguia com cinco acções sem modificações de preços, sete em queda e as restantes oito a amealhar valor.

«O inquérito da SEC (regulador do mercado de capitais americano) à IBM, o corte das estimativas no sector de "chips", a emissão obrigacionista da Alcatel e o petróleo a subir estão a pressionar os mercados», refere a nota diária da Espírito Santo Securities.

Estes factores «podem ser a "desculpa" que faltava para a realização de mais valias» conclui a mesma fonte.

Sem divulgação de dados relevantes nos Estados Unidos esperados para hoje, a Comissão Europeia anunciou que a taxa de desemprego em Portugal voltou a subir em Abril, atingindo 7,3%, valor que compara com os 7% atingidos em Março e supera em 2,8 pontos percentuais o registado no mesmo mês do ano passado.

A Electricidade de Portugal (EDP) [EDP] era a principal contribuinte para a subida do índice ao avançar 1,06% para 1,90 euros. Os investidores estão a valorizar a possível junção do negócio do gás da Galp Energia ao universo da eléctrica e o dividendo de 0,09 euros já anteriormente divulgado.

A Brisa [BRISA] avançava 1,46% para 4,85 euros e a Portucel [PTCL] registava um volume superior ao normal com quase três milhões de títulos transaccionados. Em declarações ao programa «Linha de Crédito» da SIC Notícias, o ministro da Economia defendeu parcerias entre portugueses e estrangeiros na corrida à privatização da papeleira. As acções da Portucel seguiam inalteradas nos 1,29 euros.

O Banco BPI [BPIN] registava a maior subida percentual do índice, ao ganhar 2,03% para 2,51 euros, o máximo desde Agosto de 2002. Os outros dois bancos acumulavam perdas com o Banco Comercial Português (BCP) [BCP] a recuar 0,69% para 1,44 euros e o Banco Espírito Santo (BES) [BESNN] a perder 0,16% para 12,88 euros.

A Portugal Telecom (PT) [PTC] ajudava também a limitar o desempenho do PSI-20, ao recuar 0,46% para 6,46 euros. A operadora incumbente portuguesa seguia a tendência do secto, que desvalorizava 1,42%.

Outras Notícias