Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euronext Lisbon interrompe série de sete semanas em queda com BPI a liderar ganhos

A Euronext Lisbon registou esta semana uma valorização de 0,22%, suficiente para pôr fim uma série de sete semanas consecutivas sempre a perder valor. O Banco BPI, em máximo anual, liderou os ganhos.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 07 de Março de 2003 às 19:35
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Euronext Lisbon registou esta semana uma valorização de 0,22%, suficiente para pôr fim uma série de sete semanas consecutivas sempre a perder valor. O Banco BPI, em máximo anual, liderou os ganhos.

O PSI20 [PSI20] acumulou um ganho de 0,22% numa semana marcada pela fraca liquidez em resultado das mini-férias de Carnaval. A valorização de hoje, 0,23%, foi determinante para a performance semanal, em que apenas cinco das 20 acções do índice acrescentaram valor.

Desde a semana terminada em 17 de Janeiro que o principal índice da Bolsa nacional registou sempre um saldo semanal negativo, tendo na última semana verificado uma queda de 4,14%.

As notícias geopolíticas continuam a marcar a agenda dos investidores, com as perspectivas de uma guerra no Iraque a aumentarem. Esta semana foi ainda marcada pela redução das taxas de juro, em 25 pontos base, por parte do Banco Central Europeu.

O corte no custo do dinheiro na Zona Euro, que saiu abaixo do esperado pelos analistas, beneficia as empresa que vêm os seus custos de financiamento baixar.

Banca lidera ganhos na semana; Grupo Sonae cai

Na semana o Banco BPI [BPI] valorizou 3,72%, fixando um novo máximo anual nos 2,23 euros, com o banco liderado por Artur Santos Silva a voltar a ser alvo de rumores de aquisição.

O Banco Comercial Português [BCP], a corrigir das quedas das últimas semanas, ganhou 1,92% a beneficiar da proximidade da aproximação da data do dividendo. Em contra ciclo com o sector o Banco Espírito Santo [BESNN] caiu 2,48% na semana.

A subida dos títulos com maior peso no índice foi determinante para o saldo positivo da Bolsa nacional esta semana.

Depois de ter apresentado resultados acima do esperado pelos analistas, a Portugal Telecom [PTC] apurou um ganho semanal de 1,01%. Os lucros da PT subiram 27,2% para 391 milhões de euros em 2002.

Para além da PT e dos dois bancos, também a Portucel [PTCL] e a Novabase [NBA] apuraram ganhos esta semana.

Depois de fixar um novo mínimo histórico, a Electricidade de Portugal [EDP] conseguiu fechar hoje com o mesmo preço de sexta-feira passada. Também sem variações fecharam a Cimpor [CIMP] e a ParaRede [PARA], empresa que vai ter em Paulo Ramos o novo presidente executivo.

A maior queda da semana pertenceu à Cofina [COFI], com uma queda de 5,85%, mas o Grupo Sonae foi quem mais impediu o PIS20 de somar um ganho superior.

Também depois de fixar um mínimo histórico a Sonae SGPS [SON] caiu 2,70%, com os investidores receosos com os resultados que a empresa vai apresentar quarta-feira. A SonaeCom [SNC] caiu 4,62%, depois do Santander ter afirmado que a empresa precisa de um aumento de capital de 50 milhões de euros para comprar os 5% que o IPE detém na Optimus.

Ver comentários
Outras Notícias