Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euronext Lisbon não acompanha ritmo de subida na Europa; PSI20 soma 0,32%

A Bolsa nacional não acompanhava o ritmo de valorização das restantes praças na Europa, que ganhavam mais de 1%, perante o recuo da Portugal Telecom (PT). O PSI20 conservava um ganho de 0,32%, ajudado pelas subidas superiores a 1% da EDP e do BCP.

Pedro Carvalho pc@mediafin.pt 19 de Agosto de 2002 às 12:40
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Bolsa nacional não acompanhava o ritmo de valorização das restantes praças na Europa, que ganhavam mais de 1%, perante o recuo da Portugal Telecom (PT). O PSI20 conservava um ganho de 0,32%, ajudado pelas subidas superiores a 1% da EDP e do BCP.

O PSI20 [PSI20] cotava nos 5.920,12 pontos, com 10 acções a valorizarem, seis inalteradas e quatro em queda.

De acordo com um operador da BIG Corretora, «a sessão de hoje volta a ser muito ilíquida, com a ausência de notícias e o período de férias a condicionarem a liquidez».

A ajudar o desempenho do PSI20, a Electricidade de Portugal (EDP) [EDP] valorizava 1,19% para os 1,70 euros, «sendo o papel que mais tem contribuído para o desempenho do PSI20», segundo a mesma fonte de mercado.

O Banif reiterou a recomendação de «manter» para as acções da EDP, atribuindo-lhes um preço-alvo de 2,45 euros, depois da apresentação das contas das suas participadas brasileiras Escelsa e a Enersul.

A Brisa [BRISA] progredia 0,38% para os 5,22 euros. A espanhola Acesa, que detém 10% da Brisa, e a italiana Autostrade, deverão reforçar a sua aliança, concorrendo em conjunto às concessões de novas auto-estradas na Europa Central, segundo uma notícia avançada hoje pelo jornal espanhol «Cinco Dias».

Numa altura em que as maiores praças na Europa experimentavam valorizações entre 1% e 2%, a queda da Portugal Telecom (PT) [PTC] impedia o PSI20 de acompanhar o ritmo europeu. As acções da PT resvalavam 0,5% para 5,97 euros.

A Vodafone Telecel [TLE] crescia 0,4% para os 7,44 euros, enquanto a SonaeCom [SNC] cotava nos 1,79 euros, sem alteração na cotação.

Segundo o «Wall Street Journal», a britânica Vodafone, que detém 54% da Vodafone Telecel, está em negociações com a francesa Vivendi Universal a fim de adquirir a sua participação no portal Vizzavi, que está presente em Portugal através de uma parceria com a operadora liderada por António Carrapatoso.

No sector financeiro, o Banco Comercial Português (BCP) [BCP] valorizava 1,09% para os 2,79 euros, enquanto o BPI [BPIN] e o Banco Comercial Português (BES) [BESNN] cotavam nos 2,20 euros e 11 euros, sem alteração nas respectivas cotações.

Fora do âmbito do PSI20, as acções do Central Banco de Investimento (CBI) cotavam nos 3 euros, sem alterações de preço, depois de ter apresentado prejuízos de 1,781 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, menos que os 12,96 milhões de euros verificados no período homólogo.

Outras Notícias