Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euronext Lisbon sobe sem liquidez; PSI-20 soma 0,58%

A Bolsa nacional seguia com ganhos, em dia de feriado e numa sessão pautada pela falta de liquidez. O PSI-20, que já transaccionou em queda, subia 0,58%, impulsionado pelos títulos da PT e Sonae SGPS, à semelhança dos pares europeus.

Ricardo Domingos rdomingos1@gmail.com 15 de Agosto de 2003 às 12:07
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Bolsa nacional seguia com ganhos, em dia de feriado e numa sessão pautada pela falta de liquidez. O PSI-20, que já transaccionou em queda, valorizava 0,58%, impulsionado pelos títulos da Portugal Telecom (PT) e Sonae SGPS, à semelhança dos pares europeus.

O PSI-20 marcava 5,867,89 pontos, com 10 acções a subir, quatro em queda e seis inalteradas. O volume negociado ascendia aos 19,78 milhões de euros, o nível mais baixo do ano até ao meio da sessão.

Alguns dados económicos a publicar hoje nos EUA deverão condicionar os mercados. Às 13h30 de Lisboa, sairá a inflação de Julho, enquanto, 45 minutos depois, será conhecida a evolução da produção industrial do mês passado. Às 14h50, a Universidade de Michigan divulga os dados preliminares da confiança dos consumidores em Agosto.

«Não se passa mesmo nada» na bolsa nacional, referiu o operador Renato Rocha, da Atrium.pt, realçando, no entanto, a importância dos dados americanos para a negociação na parte da tarde.

«Os investidores estarão a olhar, com especial atenção para os dados dos EUA, especialmente da inflação», acrescentou. O presidente da Reserva Federal alertou, na terça-feira, para o facto de uma inflação «indesejadamente baixa» ser «o receio predominante num futuro próximo». Alan Greenspan optou por manter os juros no nível mais baixo dos últimos 45 anos, em 1%.

A Portugal Telecom (PT) era o título mais negociado, com 2,4 milhões de papéis transaccionados, e era quem mais contribuía para a subida do índice, ao valorizar 2,56% para os 6,40 euros.

«Não há razão nenhuma especial para esta valorização, mas os volumes também são baixos», destacou a mesma fonte. A PT Multimédia somava 0,87% para os 13,99 euros.

A Sonae SGPS [SON] ganhava 2,13%, ou 1 cêntimo, para os 0,48 euros, com menos de meio milhão de papéis negociados. A Sonaecom, que controla as operadoras telefónicas Optimus e Novis, avançava 1,05% para os 1,93 euros.

O Banco Espírito Santo (BES) progredia 0,08% para os 12,76 euros, enquanto o Banco BPI [BPIN] valia 2,43 euros, mais 0,41%. O Banco Comercial Português (BCP) seguia inalterado nos 1,51 euros.

Os títulos da instituição liderada por Jardim Gonçalves [BCP] vão ser cancelados na Bolsa de Amsterdão a 5 de Setembro, num processo de exclusão da cotação em Bolsas internacionais que terminará a 17 de Novembro, disse ontem ao Negocios.pt fonte oficial do banco.

A Electricidade de Portugal (EDP) [EDP] mantinha-se estável nos 1,94 euros.

Outras Notícias