Bolsa Forte subida das papeleiras acaba com série de quedas do PSI-20

Forte subida das papeleiras acaba com série de quedas do PSI-20

A tendência na bolsa portuguesa foi de quedas generalizadas, mas, ainda assim, os ganhos do PSI-20 ficaram longe dos registados por outros índices europeus.
A carregar o vídeo ...
Nuno Carregueiro 23 de julho de 2019 às 16:47

A bolsa nacional fechou em alta, recuperando parte das quedas sofridas nas quatro sessões anteriores, num dia em que as cotadas do setor da pasta e papel estiveram em destaque.

 

O PSI-20 ganhou 0,65% para 5.215,03 pontos, com 14 cotadas em alta, três sem variação e uma em queda.

 

Nas praças europeias os ganhos foram mais expressivos, com vários índices a ganharem mais de 1% devido aos bons resultados apresentados por diversas cotadas nos dois lados do Atlântico, com destaque para a norte-americana Coca-Cola e o suíço UBS.   

 

As cotadas do setor da pasta e papel destacaram-se pela positiva numa sessão em que o dólar (moeda em que estas empresas recebem grande parte das receitas) está a ganhar terreno face ao euro. A Navigator ganhou 2,31% para 3,274 euros, a Semapa subiu 0,81% para 12,52 euros e a Altri ganhou 2,68% para 6,135 euros.

 

Os analistas da JB Capital Markets reviram em baixa o preço-alvo para as ações da Semapa, de 24,50 euros para 20,80 euros, mas melhoraram a recomendação de "neutral" para "comprar". Segundo a Bloomberg, a casa de investimento espanhola também cortou o "target" da Navigator, para 4,40 euros, mas recomenda comprar os títulos da fabricante de papel.

O Banco Comercial Português também contribuiu para a subida do PSI-20, com uma valorização de 1,12% para 0,2720 euros. O banco liderado por Miguel Maya publica as contas na próxima segunda-feira, 29 de julho. O CaixaBank BPI estima que o BCP terá fechado o primeiro semestre com um lucro 12% superior ao registado no ano passado. Contudo, isolando o segundo trimestre, os resultados terão diminuído 90% devido a uma série de eventos não recorrentes.

 

Antes do BCP são várias as cotadas a apresentar os resultados do primeiro semestre. Esta quarta-feira será a vez da Navigator, EDP Renováveis e Impresa. Ontem foi a Nos que publicou os resultados do primeiro semestre, tendo as ações hoje reagido em alta (+0,69% para 5,87 euros).

 

EDP, EDP Renováveis, Galp Energia e Jerónimo Martins também contribuíram para o dia positivo na bolsa portuguesa. A REN foi a única cotada do PSI-20 a fechar no vermelho.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI