Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Fundo da Exponor garante encaixe de 65 milhões de euros

A Nexponor deverá avançar para o Alternext Lisbon já no próximo dia 13 de Maio.

Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 22 de Abril de 2013 às 18:32
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O fundo da Exponor garantiu um encaixe de 65,2 milhões de euros, com a procura da operação a totalizar 93,17% da oferta. A Nexponor – Sociedade Especial de Investimento Imobiliário de Capital Fixo (SICAVI), criada pela Associação Empresarial de Portugal, segue para o mercado Alternext já em Maio.

 

A oferta foi subscrita por 11 investidores, nove bancos credores da AEP (BCP, BPI, CGD, Banif, BES, Montepio, Efisa, CCCAM e BBVA), a própria AEP e a Fundação AEP, numa operação que garantiu o encaixe de 65.246.200 euros, de acordo com os dados apresentados esta segunda-feira, na apresentação dos resultados da subscrição pública de acções da Nexponor.

 

A criação do Nexponor constitui a principal peça do plano de reestruturação da AEP, que vai “limpar” o grosso do passivo bancário através da entrega do seu parque de feiras e exposições em Matosinhos a este fundo imobiliário. O fundo será gerido pela FundBox.

 

“Saímos daqui com uma AEP viável e sustentável a prazo”, adiantou José António Barros, presidente da AEP, acrescentando que a Nexponor vai realizar já amanhã (23 de Abril) uma Assembleia Geral universal constitutiva para aprovar a entrada em bolsa, no Alternext Lisbon, segmento dedicado às pequenas e médias empresas.

 

A admissão à negociação deverá ter lugar já no próximo dia 13 de Maio, adiantou Miguel Geraldes, responsável por mercados da Euronext Lisbon.

 

Com esta operação, a AEP conseguirá liquidar dívidas bancárias no montante de 55,5 milhões de euros – de um passivo que totaliza 96,3 milhões de euros -, montante acordado com os bancos credores, em pagamento das dívidas reconhecidas, acrescido de “mais 7% para pagamento dos juros decorridos desde Janeiro de 2011 até à efectivação desta operação”.

Ver comentários
Saber mais Exponor Nexponor Alternext bolsa OPS
Outras Notícias