Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Galp com o maior ganho desde Abril após acordo da OPEP

A Galp Energia fechou o dia a subir mais de 4%, registando assim o melhor dia desde Abril. Apesar desta subida a petrolífera continua longe dos valores atingidos em Agosto.

Pedro Esteves
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 29 de Setembro de 2016 às 16:51
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

As acções da Galp fecharam a subir 4,46% para 12,19 euros, a beneficiar do acordo alcançado na reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

 

Este é o maior ganho desde o dia 8 de Abril, uma sessão em que a petrolífera nacional avançou mais de 5%, impulsionada pela subida superior a 6% do Brent, depois de notícias que deram conta de uma quebra nas reservas petrolíferas dos EUA.

 

A subida desta sessão eleva para 13,62% a valorização desde o início do ano. Ainda assim, face ao pico de 13,505 euros, atingido a 19 de Agosto, as acções da empresa liderada por Carlos Gomes da Silva (na foto) estão 9,74% abaixo.

 

Esta quinta-feira, o ganho expressivo da Galp Energia está também relacionado com questões internacionais. Em causa está o acordo alcançado entre os membros da OPEP para reduzir a produção do grupo em 796 mil barris por dia para um tecto máximo de 32,5 milhões de barris.

Este entendimento fez com que os preços do petróleo subissem quase 6% na sessão de ontem, com o barril desta matéria-prima a ascender a 48,57 dólares. Já esta quinta-feira, o barril do Brent está a subir 1,19% para 49,27 dólares, numa altura em que há alguma especulação sobre se este acordo será efectivado.

 

O Goldman Sachs e Citigroup, por exemplo, mantêm as suas estimativas de preços para a matéria-prima, precisamente porque consideram que permanecem dúvidas sobre a forma como o acordo será implementado.

Galp sobe mais de 13% desde o início do ano, mas está a 10% dos níveis de Agosto

Ver comentários
Saber mais Galp OPEP Carlos Gomes da Silva energia petróleo
Mais lidas
Outras Notícias