Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Galp e Brisa mantêm PSI-20 a ganhar mais de 1%

A bolsa nacional continua a valorizar, com o PSI-20 a subir 1,18% e a acompanhar a movimentação dos restantes mercados da Europa, que estão a ser animados pela perspectiva de aprovação do plano dos EUA para a banca. O sector financeiro reage em alta, mas em Lisboa são a Galp e a Brisa os motores da subida.

Paulo Moutinho 01 de Outubro de 2008 às 10:12
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
A bolsa nacional continua a valorizar, com o PSI-20 a subir 1,18% e a acompanhar a movimentação dos restantes mercados da Europa, que estão a ser animados pela perspectiva de aprovação do plano dos EUA para a banca. O sector financeiro reage em alta, mas em Lisboa são a Galp e a Brisa os “motores” da subida.

O índice principal, que concluiiu ontem um trimestre em que perdeu quase 10%, está hoje a cotar nos 8.128,33, com 19 das 20 cotadas a subir e apenas um título, a Semapa, em queda. Na Europa, FSTE e AEX lideram os ganhos. O alemão DAX regista a menor valorização. Soma 0,13%.

A impulsionar os mercados europeus estão os sectores financeiro e mineiro. A banca avança com a perspectiva de que o pacote de apoio ao sector passe no Senado, enquanto as empresas mineiras e petrolífera ganham com a subida dos preços das matérias-primas nos mercados internacionais.

Em Lisboa, é a Galp Energia o título que mais se destaca pela positiva. As acções da empresa liderada por Ferreira de Oliveira seguem a ganhar 2,36% para 11,915 euros, animadas pelo início da cobertura dos títulos por parte da casa de investimento Cazenove. A recomendação é de “outperform”.

Além da petrolífera, no sector energético nota ainda para os ganhos da EDP, que avança 0,27% para 2,947 euros, e a EDP Renováveis soma 0,68% para 5,628 euros. A REN, a empresa liderada por José Penedos, está a valorizar 1,1% para ser negociada nos 2,75 euros.

A Brisa está a registar uma valorização de 2,94% para 7,206 euros, dando assim, também, um forte impulso à bolsa de Lisboa, numa sessão de ganhos praticamente generalizados. Outro “peso pesado”, a Portugal Telecom está a acompanhar o movimento positivo, avançando 1,11.

Nota positiva também para a banca, que acompanha o sector financeiro europeu com o BCP a subir 1,31% para 1,157 euros, o BPI a valorizar 0,46% e o BES em alta de 0,75%. Fora do PSI-20, o Banif ganha 2,41% para 1,70 euros.

As empresas da família Azevedo também estão hoje a valorizar. A “holding” soma 1,12% para 0,54 euros, já a Sonaecom e a Sonae Capital destacam-se com ganhos na ordem dos 4%. A Sonae Capital está a beneficiar da notícia que dá conta que já foram vendidos metade das propriedades colocadas à venda do TroiaResort.

Ver comentários
Outras Notícias