Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ganhos da EDP anulam queda do BCP na bolsa nacional

A sessão bolsista está a ser marcada por oscilações pouco definidas na praça nacional. Mas a subida de 2% da EDP está a conseguir anular o impacto negativo do BCP e coloca o principal índice nacional em terreno positivo.

Miguel Baltazar/Negócios
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 20 de Fevereiro de 2015 às 11:22
  • Partilhar artigo
  • 12
  • ...

O PSI-20 sobe 0,21% para 5.466,10 pontos, com sete acções em alta, 10 em queda e uma inalterada, numa manhã marcada por oscilações pouco acentuadas na praça nacional. Entre os restantes índices europeus o cenário é semelhante, com alguns índices a subirem e outros a descerem com variações pouco acentuadas.

 

A excepção é o índice grego FTASE – que agrega as 25 maiores cotadas gregas – que sobe mais de 1%. Isto num dia que volta a ser marcado pelas negociações entre a Grécia e os restantes congéneres europeus, com alguns países a terem já tomado posições que indicam que as negociações desta sexta-feira, no Eurogrupo extraordinário, não vão ser fáceis.

 

O Eurogrupo só começa às 14h00, hora de Lisboa, mas já começam a circular várias informações, nomeadamente que a Grécia pode pedir a realização de uma Cimeira Europeia – encontro de líderes europeus - caso não se consiga chegar a um acordo no Eurogrupo – reunião de ministros das Finanças da Zona Euro.

 

Na bolsa nacional, o destaque é a EDP, com a eléctrica a subir 2% para 3,315 euros. Uma tendência partilhada pela Galp Energia, que sobe 0,53% para 10,44 euros, e contrariada pela EDP Renováveis, que perde 0,72% para 5,967 euros.

 

Do lado oposto está o BCP, ao perder 1,73% para 7,93 cêntimos. O BPI também recua 0,38% para 1,321 euros, enquanto o Banif segue estável nos 0,6 cêntimos. O sector da banca continua a ser marcado pela oferta pública de aquisição (OPA) do CaixaBank sobre o BPI. Os analistas estimam sinergias de até 1.700 milhões com a compra do Novo Banco.

 

A contribuir para a subida do índice está também a Portucel, ao ganhar 1% para 3,722 euros, no dia em que foi alvo de uma nota de análise por parte da casa de investimento do BPI. 

Ver comentários
Saber mais Bolsa PSI-20 EDP BCP
Outras Notícias