Notícia
General Motors e GMAC impulsionam bolsas americanas
As principais praças dos Estados Unidos encerraram em alta, depois de a conversão da GMAC em banco ter despoletado uma forte subida da General Motors. A valorização da Exxon, sustentada pelos ganhos superiores a 7% do petróleo negociado no mercado norte-americano, também contribuiu para a tendência.

O Dow Jones terminou a subir 0,56%, fixando-se nos 8.515,55 pontos. O índice compósito Nasdaq marcou 1.530,24 pontos, com uma valorização de 0,35%.
A General Motors disparou 14%, para 3,70 dólares, e a Ford Motor subiu 8,1% para 2,28 dólares. A aprovação, pela Reserva Federal, da conversão da GMAC - entidade financeira que financia a compra de automóveis – em banco poderá facilitar a concessão do crédito automóvel, ajudando assim a GM a libertar os seus “stocks”.
A Exxon Mobil também ganhou terreno, impulsionada pelo forte ganho dos preços do petróleo – decorrente do anúncio dos Emirados Árabes Unidos de um corte da sua produção de crude com o objectivo de cumprir estritamente a quota definida pela OPEP e contribuir assim para a retirada de matéria-prima do mercado e fazer subir as cotações.
Do lado negativo, a Macy’s cedeu 2,4% devido aos dados que apontam para que as vendas natalícias tenham registado a maior queda em mais de 40 anos.
Veja também:
As cotações dos principais índices
A evolução das acções do Dow Jones e Nasdaq 100