Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Índices americanos caem pressionados por empresas de «chips» e revisão do PIB

Os índices americanos terminaram a última sessão desta semana a descer, pressionados pela revisão em baixa do PIB dos Estados Unidos e pelas empresas de «chips». O Nasdaq caiu 2,13% e o Dow Jones desceu 1,09%.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 24 de Maio de 2002 às 21:09
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Os índices americanos terminaram a última sessão desta semana a descer, pressionados pela revisão em baixa do PIB dos Estados Unidos e pelas empresas de «chips». O Nasdaq caiu 2,13% e o Dow Jones desceu 1,09%.

O índice tecnológico caiu para os 1.661,49 pontos e o Dow Jones fechou a valer 10.104,26. Nesta semana, que registou fraca liquidez devido ao novos receios de ataques terroristas, o Nasdaq desceu mais de 4%

O Departamento do Comércio dos Estados Unidos (EUA) reviu em baixa a estimativa de evolução do Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano no primeiro trimestre do ano dos anteriores 5,8% para os 5,6%, o que veio a refrear o entusiasmo dos investidores numa recuperação rápida na economia.

No mercado de capitais, as empresa ligadas à indústria dos «chips» fecharam a descer, depois da Goldman Sachs ter baixado a recomendação para o sector de «overweight» para «market weight».

A Intel, líder mundial do sector, fechou a descer 2,48%. A Applied Materials caiu 6,92% e a AMD desceu 2,91%.

A Sun Microsystems desvalorizou 7,42% depois de o seu administrador financeiro ter dito que as vendas do presente trimestre estão a um nível inferior ao verificado nos três meses anteriores.

A pressionarem os índices estiveram também a Microsoft que desceu 2,85% e a Oracle que desvalorizou 5,55%.

O american depositary receipt (ADR) da Portugal Telecom (PT) fechou inalterado nos 7 dólares (7,60 euros), enquanto em Lisboa a empresa fechou nos 7,78 euros.

O ADR da Electricidade de Portugal (EDP) fechou a subir 0,19% até aos 21,59 dólares (23,43 euros), enquanto em Lisboa a empresa fechou nos 2,31 euros. Cada ADR equivale a 10 acções da eléctrica nacional.

Ver comentários
Outras Notícias