Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Índices americanos sobem impulsionados por plano económico de Bush

Os índices norte-americanos fecharam hoje a subir, recuperando as perdas registadas durante grande parte da sessão, beneficiando do plano de Bush para impulsionar a economia dos EUA. O Nasdaq ganhou 0,50% e Dow Jones subiu 0,64%.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 05 de Outubro de 2001 às 21:28
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Os índices norte-americanos fecharam hoje a subir, recuperando as perdas registadas durante grande parte da sessão, beneficiando do plano de Bush para impulsionar a economia dos EUA. O Nasdaq ganhou 0,50% e Dow Jones subiu 0,64%.

O Nasdaq fechou nos 1.605 pontos, depois de ter registado uma queda de 3% durante a sessão. O Dow fechou a valer 9.119 pontos.

George W. Bush anunciou hoje uma série de medidas para impulsionar a economia norte-americana, depois dos atentados terroristas de 11 de Setembro.

Uma destas medidas refere que as empresas têm agora uma maior facilidade para amortizar os equipamentos por um menor espaço de tempo.

Esta medida vai permitir que as empresas poupem em impostos, aumentando assim os lucros e que por outro lado gastem mais em novos equipamentos e «software».

Assim foram as produtoras de bens electrónicos que lideraram os ganhos em Wall Street.

A Microsoft [MSFT] subiu 2,30%, a Intel [INTC] ganhou 1,90%, a Cisco Systems [CSCO] trepou 3,61% e a Oracle [ORCL] valorizou 2,97%.

A Sun Microsystems, apesar de ter anunciado que os resultados trimestrais vão ser inferiores ao esperado, disparou mais de 6%, beneficiando do programa de corte de custos e trabalhadores que anunciou.

Os banco limitaram os ganhos depois de um relatório ter anunciado que a economia norte-americana perdeu 199 mil empregos em Setembro, apesar de a taxa de desemprego ter permanecido nos 4,9%.

O JP Morgan fechou a cair 2,22% e a American Express deslizou 3,81%.

Empresas portuguesas sobem em Nova Iorque

Apesar das quedas nas Bolsas europeias, no dia em que a praça nacional esteve encerrada devido a feriado, as empresas portuguesas cotadas em Nova Iorque terminaram a subir.

O american depositary receipt (ADR) da Portugal Telecom (PT) fechou a subir 0,14% para os 7,14 dólares (7,78 euros ou 1.559 escudos), enquanto em Lisboa a empresa fechou nos 7,75 euros (1.553 escudos)

O ADR da Electricidade de Portugal (EDP) fechou a subir 0,19% para os 26,30 dólares (28,67 euros ou 5.747 escudos), enquanto em Lisboa a empresa fechou nos 2,89 euros (579 escudos). Cada ADR equivale a 10 acções da eléctrica nacional.

Ver comentários
Outras Notícias