Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Índices norte-americanos encerram mistos após anúncio de medidas para recuperação económica (act)

O Nasdaq subiu 0,72%, após George W. Bush ter anunciado corte e isenção de impostos nos dividendos. No entanto, o anúncio não foi capaz de fortalecer o Dow Jones que ao cair 0,38%, reagia ao eventual aumento do preço do petróleo.

Bárbara Leite 07 de Janeiro de 2003 às 21:23
  • Partilhar artigo
  • ...
O índice Nasdaq encerrou a subir 0,72%, depois de George W. Bush ter anunciado corte e isenção de impostos nos dividendos. No entanto, o anúncio não foi capaz de fortalecer o Dow Jones que ao cair 0,38%, reagia ao eventual aumento do preço do petróleo.

O índice Nasdaq [CCMP] encerrou a cotar nos 1.431,57 pontos, enquanto o Dow Jones [INDU] terminou a sessão bolsista nos 8.740,59 pontos.

Os investidores apostam que algumas empresas tecnológicas, como a Microsoft e a Dell Computer seguiam o exemplo da Oracle que admitiu hoje vir a distribuir dividendos, caso o Congresso aprove a isenção de juros na distribuição de parte dos lucros aos accionistas.

Os títulos da empresa detida por Bill Gates terminaram a subir 1,84% , enquanto a Oracle, que mais impulsionou o Nasdaq, fechou com uma valorização de 6,10%.

Num discurso à Nação pelas 18h30 hora de Lisboa, o presidente norte-americano, anunciou, entre outras medidas, que irá solicitar ao Congresso o corte de impostos em 2003 e a criação de 2,1 milhões de postos de trabalho em três anos.

O presidente dos EUA vai ainda solicitar ao Congresso a extinção dos impostos sobre os dividendos, considerando que isso é «uma dupla penalização».

Esta notícia não foi capaz de compensar as quedas das empresas ligadas à indústria petrolífera. Nesta perspectiva, o Dow Jones que chegou a registar variações positivas, perdeu terreno no final da sessão.

A Organização de Países Exportadores do Petróleo (OPEP), anunciou hoje que, poderá aumentar a produção de petróleo em 1,5 a 2 milhões de barris por dia, o que corresponde a um aumento de 8%.

Esta organização deverá reunir-se a 12 de Janeiro para discutir este eventual aumento.

Neste sector, as acções da Exxon Mobil perderam 3% , enquanto a Chevron Texaco encerrou a desvalorizar 2,27%.

ADR da PT cresce 2,30% em Nova Iorque

O «American Depositary Receipt» (ADR) da Portugal Telecom (PT) [PTC] fechou nos 7,12 dólares ( 6,80 euros), com uma valorização de 2,30%, enquanto em Lisboa a empresa fechou nos 6,88 euros. Cada ADR representa uma acção da PT.

O ADR da Electricidade de Portugal (EDP) [EDP] fixou-se nos 17,63 dólares (16,84 euros) a cair 1,51%, enquanto em Lisboa a empresa fechou nos euros. Cada ADR equivale a 10 acções da eléctrica nacional.

Outras Notícias