Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Itália quer solução privada para resgatar o Monte dei Paschi

Itália quer encontrar uma solução no sector privado para recapitalizar o Monte dei Paschi. Banco poderá precisar de levantar até sete mil milhões de euros.

11 Matteo Renzi – Itália – 98,96 mil euros
REUTERS
Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 20 de Julho de 2016 às 12:12
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Itália está a trabalhar numa solução centrada no sector privado para resgatar o Monte dei Paschi. A intenção de Itália era avançar com um plano de recapitalização para o banco, mas a oposição de Bruxelas à injecção de fundos públicos no sector está a forçar Renzi a procurar uma alternativa privada.


Itália está a procurar uma solução no sector privado para injectar capital no Monte dei Paschi, depois de o BCE ter alertado para a necessidade do banco reduzir a elevada exposição ao crédito malparado, avança o Financial Times. O esforço do primeiro-ministro italiano, Mateo Renzi, surge depois das negociações com as autoridades europeias sobre a recapitalização do Monte dei Paschi terem chegado a um impasse, com a Comissão Europeia a defender que um resgate deve implicar perdas para os investidores. Algo que Itália quer evitar.


As acções do dei Paschi afundam cerca de 75% este ano, arrastadas pelas necessidades de capital do banco. Segundo o FT, a instituição poderá ter que levantar até sete mil milhões de euros.


Itália tem dado a entender que estaria disposta a ir contra as novas regras da União Bancária, admitindo a possibilidade de intervir no sector, sem aportar perdas para os investidores. Segundo o FMI, os investidores de retalho detêm 231 mil milhões de euros de dívida subordinada dos bancos italianos.


A solução privada passará por aumentar o tamanho do Atlante, um veículo criado pelas autoridades italianas, dando-lhe poder para securitizar a venda de pelo menos dez mil milhões de euros de crédito maparado do Monte dei Paschi, avançam fontes citadas pelo FT.

Ver comentários
Saber mais Monte dei Paschi Itália resgate banca. Mateo Renzi recapitalização
Outras Notícias