Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Jerónimo Martins sobe mais de 5% e ajuda PSI-20 a acompanhar recuperação europeia

A bolsa nacional voltou a inverter da tendência de perdas e sobe, acompanhando a evolução das congéneres europeias que seguem animadas pela expectativa de que os líderes europeus estão prontos para actuar e defender a Zona Euro.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 27 de Julho de 2012 às 15:23
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
O PSI-20 sobe 0,90% para 4.593,86 pontos, com 12 acções em alta e sete em queda. A bolsa nacional apesar de ter iniciado a sessão a valorizar, esteve a maior parte da sessão a cair. A recuperação após a hora do almoço surge devido ao aumento da expectativa de que os líderes europeus estão disponíveis para agir de forma a defender a Zona Euro.

Expectativas que ganharam maior dimensão depois de ter sido divulgado um comunicado conjunto da Alemanha e França, onde os dois países dizem estar "unidos pela obrigação mais profunda" de manter a Zona Euro intacta. Hollande e Merkel garantem que vão fazer "tudo" o que for necessário para preservar a moeda única.

Estas palavras vieram impulsionar mais os índices bolsistas, que já estavam a subir na maior parte dos mercados europeus devido às declarações do presidente do Banco Central Eurpeu (BCE), Mario Draghi, proferidas na quinta-feira. O responsável disse que a autoridade monetária estava preparada para fazer tudo o que fosse necessário para manter a estabilidade do projecto europeu.

Na bolsa nacional, a acção que mais impulsiona o índice é a da Jerónimo Martins, que dispara 5,05% para 12,47 euros, a recuperar parte das quedas acumuladas nas últimas sessões. Esta é mesmo a primeira sessão em seis que a dona dos supermercados Pingo Doce está a valorizar. As acções da retalhista foram penalizadas nos últimos dois dias pela revisão em baixa das estimativas de resultados na Polónia.

A animar a negociação está também a Galp Energia, ao subir 0,90% para 10,60 euros, depois desta manhã ter apresentado um aumento de resultado superior a 50% no primeiro semestre para 178 milhões de euros, superando as estimativas dos analistas.

Do lado oposto está a EDP, ao perder 1,81% para 1,84 euros. Já a EDP Renováveis sobe 3,11% para 2,452 euros, a recuperar parte das perdas registadas nos últimos dias que levaram a empresa a tocar em mínimos históricos.

Os títulos da Zon Multimédia perdem 0,1% para os 2,75 euros no dia em que a empresa anunciou os resultados referentes ao primeiro semestre do ano.

A empresa liderada por Rodrigo Costa anunciou um resultado líquido de 20 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, o que corresponde a um ganho de 3,3% face ao período homólogo de 2011.

Os lucros da operadora liderada por Rodrigo Costa superam assim as estimativas dos analistas do Caixa BI, que antecipavam um crescimento homólogo de 1,3% do resultado líquido para 19,7 milhões de euros.
Ver comentários
Saber mais PSI-20 Bolsa Euronext Jerónimo Martins Europa
Outras Notícias