Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Maré vermelha na Bolsa de Lisboa. PSI-20 tomba 1,21%

A Bolsa de Lisboa terminou a semana com uma razia às cotadas do principal índice português. A EDP Renováveis foi a que mais pressionou, com uma desvalorização de 3,38%.

Tiago Sousa Dias
Marta Velho martavelho@negocios.pt 14 de Janeiro de 2022 às 16:54
  • Partilhar artigo
  • 20
  • ...
A última sessão da semana foi dominada pelos tons de vermelho na Bolsa de Lisboa, com o PSI-20 a desvalorizar 1,21%, para os 5636,79 pontos. Das 19 cotadas no principal índice português, apenas duas se mantiveram no verde: a Ibersol, que avançou 1,18%, e a Pharol, com uma subida de 1,00%.

Os setores da energia e do retalho foram os mais penalizados, com a EDP Renováveis a liderar as perdas, com uma desvalorização de 3,38%. Greenvolt (-1,13%), EDP (-0,86%), REN (-0,39%) e Galp Energia (-0,26%) também encerraram a negociação no vermelho, numa altura em que o setor das utilities, onde se inclui a luz e o gás, está a ser muito penalizado na Europa, depois do governo francês ter anunciado que vai realizar vendas de energia com preços reduzidos, para proteger as famílias da crise no setor energético. 

No retalho, a Jerónimo Martins e a Sonae caíram 1,27% e 1,43% respetivamente. Já na banca, o BCP recuou 1,45%. As papeleiras acompanharam o tombo, com a Altri a ser a segunda queda mais acentuada, a perder 1,49%, e a Navigator a recuar 1,18%. Já a Semapa manteve-se inalterada.

No resto da Europa, a tendência foi também de queda, com o índice de referência Stoxx 600 a marcar a pior semana desde novembro e a encerrar a sessão a cair 1,06%. A maré vermelha foi transversal às principais praças do continente, todas elas com quedas a rondar o 1,00%, isto numa altura em que os investidores se mostram mais cautelosos perante os sinais nos Estados Unidos de uma potencial subida das taxas de juro antes do esperado.
Ver comentários
Saber mais Bolsa de Lisboa PSI-20 mercado e câmbios bolsa Informação sobre empresas economia negócios e finanças
Outras Notícias