Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mercados saúdam acordo para a Grécia. Euro já sobe e Wall Street marca recordes

O acordo conseguido no Eurogrupo extraordinário desta sexta-feira, que estende por mais quatro meses o financiamento à Grécia, está a ser celebrado com euforia nos mercados.

Reuters
Carla Pedro cpedro@negocios.pt 20 de Fevereiro de 2015 às 20:50
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...

A moeda única europeia, que esteve a perder terreno face à nota verde durante quase toda a sessão desta sexta-feira, inverteu para terreno positivo assim que foi divulgada a notícia de um acordo para a Grécia com os seus parceiros do euro.

 

O euro segue assim a subir 0,30%, para 1,1405 dólares, depois de já ter estado hoje a cair 0,8%.

 

Também as bolsas norte-americanas estão a reagir em alta ao fim desta incerteza, depois de dois Eurogrupos extraordinários, uma outra reunião ordinária dos ministros das Finanças do euro, conversações à margem e um conselho europeu. Tudo isto nas duas últimas semanas, enquanto os parceiros do euro tentavam alinhar-se num acordo para permitir estender à Grécia o financiamento necessário para não entrar em incumprimento.

 

O actual programa de assistência financeira à Grécia terminava no final de 2014 e foi prolongado até 28 de Fevereiro. As negociações das últimas semanas, com vista a um financiamento de transição, sucederam-se a um ritmo acelerado, depois de a 25 de Janeiro o partido Syriza, liderado por Alexis Tsipras, ter ganho as eleições no país.

 

Tsipras, novo primeiro-ministro helénico, disse que a Grécia não admitiria uma continuação dos termos do programa da troika, e exigiu menos austeridade. As negociações foram difíceis e terminam agora com um acordo para a estenção do acordo por quatro meses.

 

Em Wall Street, a reacção foi imediata e as principais bolsas estão a negociar em alta, depois de uma abertura em terreno negativo.

 

O Dow Jones soma 0,83% para 18.135,14 pontos, o que constitui um novo máximo histórico, e o Standard & Poor’s 500 avança 0,4% para 2.107,09 pontos, que é também um recorde.

 

O tecnológico Nasdaq Composite, por seu lado, está de volta aos máximos de 15 anos, a ganhar 0,61% para 4.954,96 pontos.

Ver comentários
Saber mais Wall Street bolsa S&P 500 Dow Jones Nasdaq Composite
Mais lidas
Outras Notícias