Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mota-Engil e Portucel sobem mais de 2% e impulsionam bolsa

A bolsa nacional segue em alta, animada pelos ganhos superiores a 2% da Mota-Engil e da Portucel. O principal índice nacional acompanha a evolução dos congéneres europeus, que também estão em alta.

Bloomberg
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 30 de Setembro de 2014 às 09:26
  • Assine já 1€/1 mês
  • 20
  • ...

O PSI-20 sobe 0,46% para 5.730,84 pontos, com 14 cotadas em alta e quatro em queda. Entre os congéneres europeus a tendência também é de ganhos, numa altura em que os investidores aguardam pela divulgação de alguns dados económicos na Europa e nos EUA de forma a perceberem como estão as duas economias e se voltam a antecipar a subida de juros do outro lado do Atlântico.

 

Na bolsa nacional é a Mota-Engil que mais impulsiona o índice, ao subir 2,63% para 5,026 euros, depois de ter revelado na segunda-feira, 29 de Setembro, que ganhou a adjudicação de um conjunto de contratos na Polónia, Angola e na América Latina. Só no México, o consórcio que lidera ganhou uma concessão rodoviária que envolve um investimento de 290 milhões de euros.

 

A contribuir para os ganhos da bolsa está também a Portucel, ao subir 2,80% para 3,086 euros, um dia depois do Caixa BI ter elevado a avaliação da empresa de 3,50 para 3,80 euros, com uma recomendação de "comprar", um preço-alvo que confere às acções da empresa de pasta e papel um potencial de valorização de 23% tendo em consideração a actual cotação.

 

A banca também está a subir, com o BCP a ganhar 1,17% para 10,40 cêntimos e o BPI ganha 0,24% para 1,705 euros. O Banif aprecia 2,86% para 0,81 cêntimos, no dia em que foi noticiado que o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, se deslocou a Madrid para falar com vários bancos espanhóis com o objectivo de avaliar o interesse no Novo Banco. Recorde-se que o Novo Banco tem como único accionista o Fundo de Resolução, que é detido pelos bancos portugueses.

 

Nas telecomunicações a Nos cresce 0,47% para 4,707 euros e a Portugal Telecom avança 0,66% para 1,67 euros, depois de ter sido noticiado que a CGD trocou a PT pela Nos, o que mostra que a empresa liderada por Miguel Almeida tem uma "crescente aceitação" nas grandes empresas portuguesas, diz o BESI.

 

Ver comentários
Saber mais PSI-20 bolsa Mota-Engil Portucel
Outras Notícias