Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

OPV da REN já começou. Termina dia 12 de Junho

O Estado, através da Parpública e da CGD, vai alienar os restantes 11% da empresa. A maior "fatia" será para institucionais, sendo que os pequenos investidores recebem 20% do total. As acções já podem ser subscritas.

Miguel Baltazar/Negócios
Paulo Moutinho 02 de Junho de 2014 às 10:44
  • Assine já 1€/1 mês
  • 11
  • ...

A oferta pública de venda (OPV) dos 11% que o Estado detém da REN já arrancou. Depois de publicado o prospecto da operação no sábado, os investidores que pretendam comprar acções já podem fazê-lo desde o início da manhã desta segunda-feira. No total, para estes investidores, estão disponíveis 11,74 milhões de títulos. O preço de cada uma das acções não está fixado.

 

"As acções a oferecer na OPV poderão ser adquiridas durante o período que decorrerá entre as 8h30m do dia 2 de Junho de 2014 e as 15h00 do dia 12 de Junho de 2014, inclusive", refere o prospecto da operação publicado no "site" da CMVM no sábado. O primeiro período decorre até 4 de Junho. O segundo, que oferece condições de rateio menos favoráveis, termina dia 12.

 

"Procede-se, mediante uma OPV, à alienação de 11.748.000 acções representativas de 2,2% do capital social da REN e, mediante uma venda directa institucional, à alienação de 46.992.000 acções representativas de 8,8% do capital social da REN, assumindo a não utilização dos mecanismos de transmissibilidade de acções entre lotes", diz o prospecto. Ou seja, apenas uma pequena "fatia" vai para OPV.

 

Os investidores que queiram subscrever estes títulos podem fazê-lo. Contudo, não saberão o preço das acções. O valor ficará definido mais tarde resultando do menor entre o preço da venda institucional e da média ponderada da cotação das acções da REN nas cinco sessões até ao final da OPV, refere o prospecto. Actualmente, a REN está a cotar nos 2,752 euros.

 

"Caso as acções venham a ser integralmente alienadas, estima-se que o montante total da oferta seja de 155,1 milhões de euros, apurado assumindo a cotação do dia 28 de Maio de 2014 (ou seja, 2,641 euros por acção) e o desconto de 5% para as acções a alienar a trabalhadores da REN", estima o Estado. Para os trabalhadores estão reservadas 587.400 acções, ou seja, 0,11% do capital social da REN.

Ver comentários
Saber mais REN OPV mercados
Outras Notícias