Notícia
Práticas contabilísticas irregulares arrastam acções americanas
Os índices norte-americanos seguiam a descer, ignorando a subida do produto interno bruto no quarto trimestre, depois de mais uma empresa dos EUA ter anunciado que apresentou resultados com práticas contabilísticas irregulares.
- Assine já 1€/1 mês
- ...
O Nasdaq descia 1,01% para os 1.873,79 pontos e o Dow Jones caia 0,17% até aos 9.601 pontos.
A economia americana cresceu 0,2% no quarto trimestre de 2001, quando os analistas estimavam que registasse uma quebra de 1,1%.
Hoje a petrolífera Anadarko anunciou que os resultados anunciados incorporaram praticas contabilísticas irregulares, pelos que os lucros apresentados não são verdadeiros.
Já ontem a Tyco International e a Williams tinham anunciado a utilização de métodos de contabilidade que provocaram apreensões nos investidores americanos, que temem que sejam várias as empresas a empolarem os resultados, sobretudo depois do caso Enron.
As acções de «software» e de Internet também caiam, depois de a Veritas e a AOL Time Warner terem anunciado resultados que desiludiram os analistas.
A AOL caia 7,12%, a Veritas descia 7,45%, a Yahoo desvalorizava 5,83% e a Level 3 deslizava 18,48%.
No Dow Jones as descidas eram lideradas pela Disney, que caia 5,06% e pela AT T, que perdia 3,65% após anunciar uma queda nos lucros do quarto trimestre. A General Electric descia 4,14%.