Bolsa Provisão de 700 milhões leva ESFG a cair mais de 2%

Provisão de 700 milhões leva ESFG a cair mais de 2%

O Espírito Santo Financial Group cai mais de 2% isto depois, esta manhã, ter sido divulgado que a “holding” que detém o BES vai ter de criar uma provisão de 700 milhões de euros.
Provisão de 700 milhões leva ESFG a cair mais de 2%
Bruno Simão/Negócios

O Espírito Santo Financial Group (ESFG) está a desvalorizar 2,34% para 4,721 euros, depois de ter comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que vai fazer uma provisão de 700 milhões de euros. A “holding” que detém o BES informou o regulador que os resultados do ESFG relativos a 2013 vão “incluir uma provisão especial de 700 milhões de euros, decidida pela gestão para fazer face a riscos potenciais associados com a sua exposição às actividades não financeiras do Grupo Espírito Santo”.

 

Esta provisão de 700 milhões destina-se a responder às preocupações do Banco de Portugal em relação ao risco de várias empresas da área não financeira do Grupo Espirito Santo, designadamente a Espírito Santo International. Os receios do supervisor prendem com a possibilidade destas empresas não terem capacidade para reembolsar a totalidade dos 1.700 milhões de euros de papel comercial colocado junto de clientes do BES.

 

A estrutura de topo do braço não financeiro do GES informou ainda a CMVM que “a próxima assembleia-geral anual, agendada para 25 de Abril, não se destinará à aprovação das contas anuais auditadas do ESFG” relativas a 31 de Dezembro de 2013. “Essa aprovação será adiada para uma data não posterior a 31 de Maio”, anuncia a “holding” no mesmo comunicado.

 

Por outro lado, o BES segue a somar 0,68% para 1,341 euros. Com o aumento das provisões, a holding que detém o banco ficará mais forte em termos de capital o que pode estar a suportar a evolução dos títulos do BES.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI