Notícia
PSI-20 renova máximos de nove meses
O índice português está a ser impulsionado pelas cotadas do grupo EDP e pelas empresas do setor da pasta e papel.
- Assine já 1€/1 mês
- 9
- ...
O PSI-20 abriu a subir 0,19% para 4.711,65 pontos, com sete cotadas em alta, outras antas em queda e três sem variação. O índice português está assim a renovar os máximos de 6 de março que atingiu na passada sexta-feira, quando fechou a ganhar mais de 1%.
Na Europa as negociações estão a ser penalizadas pela tensão entre os Estados Unidos e a China no dia em que a Bloomberg avança que Washington deverá impor novas sanções sobre mais de uma dúzia de responsáveis de topo chineses na sequência de decisões que fragilizam a democracia de Hong Kong.
Também a pressionar o sentimento dos investidores está o processo do Brexit. Na noite deste domingo, as conversações entre a União Europeia e o Reino Unido com vista a um acordo de parceria comercial foram interrompidas ainda sem sinais de um compromisso.
As ações da EDP destacam-se pela positiva, com uma valorização de 0,13% para 4,611 euros, enquanto a EDP Renováveis soma 0,45% para 18,00 eurosz.
A EDP foi eleita a cotada favorita (top pick) do banco de investimento Bernstein para investir na transição para uma energia mais limpa, considerando que o atual mix de resultados da empresa portuguesa já está no nível a que muitas utilities aspiram para o futuro.
De acordo com a Bloomberg, o Bernstein elevou o preço-alvo da EDP de 5,70 euros para 6,00 euros, com a recomendação a permanecer em "outperform" (desempenho acima do mercado). Já o preço-alvo da EDP Renováveis subiu de 20 euros para 22 euros, sendo que a recomendação também ficou em "outperform".
Ainda a suportar a alta do PSI-20 estão as ações do setor da pasta e papel, que negoceiam todas em terreno positivo. A Navigator soma 0,38% para 2,61 euros, a Altri valoriza 0,7% para 5,045 euros e a Semapa sobe 0,32% para 9,29 euros.
A impedir uma subida mais acentuada do PSI-20 estão as ações do BCP (-0,49% para 0,1224 euros) e Galp Energia (-0,64% para 9,274 euros).