Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PSI-20 supera os 5.000 pontos no melhor arranque de ano desde 2012

A bolsa nacional começou o ano com o pé direito, reforçando máximos desde fevereiro de 2020, num regresso aos valores pré-pandemia. Também no resto da Europa a euforia espelha o otimismo sobre o ano que agora começa.

A bolsa portuguesa destaca-se com uma escalada de 20% em menos de mês e meio.
Miguel Baltazar
Gonçalo Almeida goncaloalmeida@negocios.pt 04 de Janeiro de 2021 às 12:16
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
A euforia tomou conta das bolsas na primeira sessão do ano, com a praça de Lisboa a negociar em máximos de fevereiro, seguindo a batuta das restantes praças europeias.

Graças a este desempnho, o índice PSI-20 superou a marca dos 5.000 pontos, naquela que está a ser a melhor primeira sessão anual desde 2012. Apenas nesse ano, a primeira sessão de janeiro registou um ganho superior a 2,7%, superando os 2,4% registados hoje.

No Reino Unido, a farmacêutica AstraZeneca brilha (+3%) num dia em que foi administrada a primeira vacina da britânica, tendo também vendido os direitos do seu medicamento contra a hipertensão por 400 milhões de dólares à alemã Cheplapharm Arzneimittel. 

O início da vacinação com o antídoto da AstraZeneca e da Universidade de Oxford ofusca as notícias sobre a deterioração do vírus no próprio país e nos Estados Unidos, onde os internamentos bateram um novo recorde no fim de semana que passou. 

Na Europa, a sessão está a ser animada pelos setores mais afetados pela pandemia, como o caso do turismo, num dia em que os dados sobre a indústria transformadora da Zona Euro mostraram o maior crescimento em mais de dois anos e meio, no mês de dezembro. 

Por cá, 15 das 17 cotadas da bolsa estão em alta, com a Mota-Engil a subir quase 5% depois de ter anunciado a adjudicação de um novo contrato à sua subsidiária Mota-Engil Engenharia & Construção África, no Gana, no montante total de 570 milhões de dólares.

As duas empresas do grupo EDP registam subidas em torno dos 3%, enquanto que Galp e BCP assumem valorizações superiores a 1%.
Ver comentários
Saber mais psi-20 europa bolsas mota-engil máximos mercados bolsas
Outras Notícias