Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PSI20 perde 3,90% na semana com SonaeCom a tombar 23,87%; Cimpor única a subir

O PSI20 registou uma queda de 3,90% esta semana, penalizado pelos resultados apresentados pelas empresas cotadas que desiludiram os investidores. A SonaeCom derrapou 23,87% e a Cimpor foi a única do índice que conseguiu subir.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 03 de Maio de 2002 às 17:51
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O PSI20 registou uma queda de 3,90% esta semana, penalizado pelos resultados apresentados pelas empresas cotadas que desiludiram os investidores. A SonaeCom derrapou 23,87% e a Cimpor foi a única do índice que conseguiu subir.

O PSI20 [PSI20] terminou a semana nos 7.297 pontos, depois de na quinta-feira ter registado a maior queda diária desde 14 de Setembro do ano passado, regressando a níveis de Fevereiro.

A SonaeCom [SNC] foi o título que mais perdeu, entre as 19 empresas que registaram esta semana um saldo negativo. Os investidores não gostaram dos resultados da operadora do Grupo Sonae e sobretudo do aumento de capital anunciado ao preço de subscrição de 2,25 euros. A SonaeCom fechou a valer 2,36 euros.

As quedas esta semana no mercado são explicadas sobretudo pelos resultados em «massa» apresentados pela maioria das empresas do PSI20 no inicio da semana.

A ParaRede [PARA] registou a segunda maior descida na semana, com uma queda de 12,20% para 0,36 euros, depois de ter registado um novo mínimo histórico, com os investidores a penalizarem o papel depois de empresa ter agravado os prejuízos no trimestre.

Também penalizada pelos investidores esta semana foi a Jerónimo Martins [JMAR], que escorregou 11,33% até aos 7,98 euros, após a empresa ter anunciado que os prejuízos do primeiro trimestre agravaram-se em 43,1%.

A Vodafone Telecel [TLE] e a Sonae SGPS [SON] foram, respectivamente, as empresas que registaram quarta e quinta maior queda semanal no PSI20. A operadora de telecomunicações da Vodafone caiu 9,26%, sendo parte da descida registada na sessão de hoje, depois de ter recebido uma recomendação de «reduzir» e um preço-alvo de 7,40 euros do Commerzbank.

A Sonae caiu 6,75% penalizada pela confirmação que a Carrefour não vendeu a sua posição na Modelo Continente na oferta pública de aquisição (OPA), impedindo assim a empresa de Belmiro de Azevedo de realizar a segunda parte do Plano de Reestruturação em Curso (PREC), após ter falhado a retirada de Bolsa da Sonae Indústria.

A queda do PSI20 na semana é ainda explicada pela desvalorização dos títulos com maior peso na Bolsa . Na semana a Portugal Telecom [PTC] caiu 6,68%, o Banco Comercial Português [BCP] desceu 2,33% e a Electricidade de Portugal [EDP] recuou 2,59%.

A Cimpor [CIMP], na semana em que anunciou a consolidação da terceira posição no «ranking» cimenteiro brasileiro, com a aquisição de uma empresa à sua accionista Lafarge, consegui registar a única subida do PSI20, com um ganho de 2,51%.

Na semana o euro registou uma valorização de 1,47% para os 0,9151 dólares, beneficiando dos sinais de recuperação mais lenta que o estimado na economia americana.

O crude em Nova Iorque acumulou esta semana uma queda de 3,84%, até aos 26,06 dólares por barril, prejudicada pelo fim do cerco dos territórios palestinianos.

Ver comentários
Outras Notícias