Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PSI-20 mantém ganhos de abertura com BES e PT a impulsionar

A bolsa lisboeta mantém a tendência de abertura e transacciona em terreno positivo. Na Europa, a tendência é semelhante e os principais índices bolsistas estão a corrigir das perdas provocadas pelos receios em torno da Síria e a beneficiar do possível negócio da Vodafone com a Verizon.

Inês Balreira inesbalreira@negocios.pt 29 de Agosto de 2013 às 10:25
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...

O PSI-20 aprecia 0,63% para 5.896,90 pontos, subindo pela primeira vez em quatro dias, com 15 cotadas em alta, três inalteradas e duas em queda. O sentimento é semelhante um pouco por todo o Velho Continente, com as principais bolsas a corrigirem das perdas verificadas nos últimos dias devido aos receios de uma intervenção militar na Síria.

 

Esta quinta-feira a Vodafone confirmou que está em negociações com a americana Verizon Communications para a venda da participação de 45% que detém na Verizon Wireless. Esta pode ser a maior transacção em mais de dez anos e a possibilidade do negócio está a impulsionar os principais índices europeus. A notícia impulsionou a Vodafone para máximos de Janeiro de 2002, ao subir mais de 9%.

 

Por cá, a PT acompanha o sector europeu das telecomunicações e aprecia 1,63% para 2,862 euros, sendo a segunda cotada que mais impulsiona os ganhos do PSI-20. O BES é quem mais impulsiona, ao avançar 1,69% para 0,844 euros por título.

 

Nas telecomunicações, destaque para a Zon, que sobe 1,93% para 4,23 euros, depois de já ter sido aprovada a fusão com a Optimus e anunciado o aumento de capital no montante de 200 milhões de euros. A empresa já pediu inclusivamente à NYSE Euronext que sejam admitidas à negociação as novas acções.

 

A Jerónimo Martins é também das que mais impulsiona o índice nacional ao subir 0,54% para 14,88 euros.

 

Do lado oposto, segue o sector energético, com a Galp Energia a cair 0,73% para os 12,96 euros por acção. A Galp foi a cotada que mais travou a queda do PSI-20 esta quarta-feira, ao beneficiar da subida do preço do petróleo, que disparou com a possibilidade da intervenção na Síria. Também a REN deprecia, ao cair 0,09% para 2,182 euros.

 

Os investidores aguardam ainda durante a sessão desta quinta-feira a divulgação dos dados do PIB norte-americano relativo ao segundo trimestre. Os analistas consultados pela Bloomberg esperam que a maior economia mundial tenha avançado 2,2% entre Abril e Junho.

 

Já esta manhã foram conhecidos os dados do desemprego na Alemanha, que aumentou inesperadamente. O número de pessoas sem emprego em Agosto aumentou em sete mil para um total de 2,95 milhões. Apesar do aumento, a taxa de desemprego, ajustada, permaneceu estável nos 6,8%.

Ver comentários
Saber mais PSI-20 BES PT Vodafone EUA
Outras Notícias