Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PSI-20 soma mais de 1% animado por fortes ganhos da Jerónimo Martins

A bolsa nacional encerrou a semana em alta, a par dos restantes mercados europeus, animados pela declarações dos líderes europeus de que irão fazer o que for necessário ara preservar a Zona Euro.

Andreia Major amajor@negocios.pt 27 de Julho de 2012 às 16:44
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
O PSI-20 fechou a ganhar 1,33% para 4.613,33 pontos, com 12 cotadas em alta, cinco cotadas em queda e duas inalteradas.

Na Europa a tónica foi também de ganhos, após a meio do dia Wolfgang Schaeuble ter demonstrado o seu apoio às declarações feitas ontem por Mario Draghi.

O Presidente do Banco Central Europeu disse ontem que “o BCE irá fazer o que for necessário para preservar a Zona Euro”.

As declarações dos líderes europeus estão, assim, a sustentar a confiança dos investidores em torno da resolução da crise da dívida soberana na Europa.

Estas expectativas ganharam uma dimensão maior depois de ter sido divulgado um comunicado conjunto da Alemanha e França, onde os dois países dizem estar “unidos pela obrigação mais profunda” de manter a Zona Euro intacta. Hollande e Merkel garantem que vão fazer “tudo” o que for necessário para preservar a moeda única.

Por cá, a Jerónimo Martins foi a cotada que mais contribuiu para o desempenho positivo do índice de referência nacional. A retalhista disparou 6,40% para 12,63 euros, a recuperar parte das quedas acumuladas nas últimas sessões, depois de ter apresentado resultados.

Esta foi mesmo a primeira sessão em seis em que a dona dos supermercados Pingo Doce valorizou. As acções da retalhista foram penalizadas nos últimos dois dias pela revisão em baixa das estimativas de resultados na Polónia.

No sector das cadeias de retalho também a Sonae fechou em alta, a somar 2,61% para 0,433 euros.

Seguiu-se a empresa de energias renováveis da EDP, que subiu 3,49% para 2,461 euros, a recuperar dos mínimos históricos que tocou nos últimos dias. O restante sector energético registou uma tónica mista. A EDP desceu 1,12% para 1,853 euros, e foi a cotada que mais travou maiores ganhos do PSI-20. A Galp Energia apreciou 0,81% para 10,59 euros, e a REN somou 0,05% para 1,99 euros.

Também a Portugal Telecom fechou a sessão em alta, a valorizar 0,89% para 3,299 euros. No restante sector das telecomunicações a tendência foi igualmente positiva. A Zon avançou 0,58% para 2,089 euros, e a Sonaecom ganhou 1,42% para 1,217 euros.

Em terreno negativo, para além das cotadas já mencionadas, fechou o BCP. O banco liderado por Nuno Amado perdeu 1,06% para 0,093 euros. O restante sector da banca apresentou um comportamento misto. O BES fechou inalterado nos 0,495 euros, e o BPI caiu 0,20% para 0,50 euros. O ESFG fechou inalterado nos 5,20 euros.
Ver comentários
Saber mais PSI-20 Jerónimo Martins EDP Galp Energia EDP Renováveis REN Portugal Telecom BES BCP BPI ESFG Mota-Engil Europa mercados
Outras Notícias