Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Queda da PT e do BCP pressionam bolsa nacional

A bolsa nacional depreciava pela primeira vez em seis sessões, acompanhando a tendência das congéneres europeias. O PSI-20 caía 0,39% pressionado pela queda da PT e do BCP.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 17 de Agosto de 2005 às 12:29
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A bolsa nacional depreciava pela primeira vez em seis sessões, acompanhando a tendência das congéneres europeias. O PSI-20 caía 0,39% pressionado pela queda da PT e do BCP.

As praças europeias seguiam pressionadas pela queda das bolsas norte-americanas superior a 1% na sessão de ontem.

Algumas empresas dos EUA reviram em baixo previsões para este ano, o que pressionou as praças. Hoje, empresas europeias apresentaram resultados, que ficaram abaixo do esperado o que também está a contribuir para a desvalorização das bolsas. Para além destes factores, os preços elevados do petróleo está também a afectar as empresas, devido ao aumento da especulação de que os custos das empresas com os combustíveis vai fazer cair os lucros das mesmas.

O PSI-20 [psi20] cedia para os 7.732,22 pontos, com 11 títulos em queda, sete inalterados e dois a subir, numa altura em que foram negociados pouco mais de 21,8 milhões de euros.

A Portugal Telecom (PT) [ptc] escorregava 0,98% para os 8,08 euros, depois de ter perdido um máximo de 1,59%. O antigo tesoureiro informal do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Emerson Palmieri, confirmou que o ex-presidente do partido, Roberto Jefferson, contou que tinha vindo a Lisboa em Janeiro para supostas negociações com a Portugal Telecom (PT), destinadas a obter financiamentos para o Partido dos Trabalhadores (PT) e para o PTB.

O Banco Comercial Português (BCP) [bcp] descia 0,48% para os 2,09 euros e o Banco BPI [bpin] caía 0,29% para os 3,46 euros, enquanto o Banco Espírito Santo (BES) [besnn] seguia inalterado nos 12,90 euros.

A Energias de Portugal (EDP) [edp] seguia inalterada nos 2,22 euros e a Brisa [brisa] caía 0,29% para os 6,80 euros.

A concessionária de auto-estradas saiu da lista das cinco acções com maior potencial de valorização do Millennium bcp investimento depois de ter valorizado4,55% na semana passada e anulado as perdas registadas durante este ano.

Por outro lado, a Cofina [cofi] entrou na lista do Millennium bcp investimento, onde o banco atribui à empresa que controla o Jornal de Negócios um potencial de valorização de 16% tendo em consideração um preço-alvo de 3,40 euros.

A Semapa [sema] negociava nos 4,78 euros, sem registar alteração. A Enersis, empresa de energias renováveis do Grupo Semapa, está já a sofrer as consequências da seca severa e extrema que este ano está a afectar Portugal. Só nos primeiros seis meses do ano, a empresa registou uma quebra de 60% no volume de negócios.

A contrariar a tendência seguiam apenas as acções da Jerónimo Martins [jmar] e da Mota-Engil [egl] que avançavam 0,68% para os 11,93 euros e 0,64% para os 3,14 euros, respectivamente.

Ver comentários
Outras Notícias