Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Recomendações em baixa nas tecnologias arrastaram o Nasdaq para uma queda de 2,53% (act)

O índice norte-americano Nasdaq encerrou a sessão a cair 2,53%, após a recomendação em baixa para um conjunto de acções tecnológicas, entre as quais a Intel, da corretora Merrill Lynch. O Dow Jones perdeu 1,76%.

Bárbara Leite 06 de Junho de 2002 às 21:22
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O índice norte-americano Nasdaq encerrou a sessão a cair 2,53%, após a recomendação em baixa para um conjunto de acções tecnológicas, entre as quais a Intel, da corretora Merrill Lynch. O Dow Jones perdeu 1,76%.

O comportamento da Intel arrastou o sector em queda, pressionando o Nasdaq [CCMP] a terminar com uma desvalorização de 2,53% para os 1.554,88 pontos. Também o índice norte-americano Dow Jones [INDU] sofreu com este sentimento menos optimista no sector tecnológico, tendo encerrado nos 9.624,64 pontos, a perder 1,76%.

As acções da Intel terminaram a sessão com uma desvalorização de 4,19%, com os especialistas a apostarem que o fabricante de semicondutores vai rever em baixa as estimativas para as vendas no segundo trimestre.

A actuação desta empresa na Bolsa norte-americana foi ainda condicionada pela recomendação da Merrill Lynch para os clientes deixarem de comprar acções de sete empresas de semicondutores, entre elas a Intel.

As tensões entre as potências nucleares India e Paquistão também influenciaram negativamente o comportamento das acções norte-americanas, sendo que os investidores ignoraram o indicador positivo divulgado hoje que mostra que o desemprego está a cair na maior economia mundial.

A expectativa do anúncio de George Bush, presidente norte- americano também pressionou os mercados em queda. O presidente norte-americano anunciou a criação de um novo departamento de segurança para melhorar os instrumentos de combate ao terrorismo.

Os títulos da Oracle encerraram nos 8,15 dólares (8,62 euros) com uma queda de 5,89%, após a UBS Warburg ter declarado que estima que a empresa atinja as previsões de vendas, mas com recurso à redução drástica de custos.

As acções da tecnológica Lucent perderam 7,03%, os títulos da Nortel acabaram por perder 7,69%.

No entanto, as acções da Microsoft subiram 0,46%, tendo ajudado a suportar a queda do índice Dow Jones.

O american depositary receipt (ADR) da Portugal Telecom (PT) [PTC] fechou a perder 4,96% para os 6,70 dólares (7,09 euros), enquanto em Lisboa a empresa fechou nos 7,28 euros.

O ADR da Electricidade de Portugal (EDP) [EDP] fechou a cair 1,15% até aos 20,64 dólares (21,83 euros), enquanto em Lisboa a empresa fechou nos 2,16 euros. Cada ADR equivale a 10 acções da eléctrica nacional.

Outras Notícias