Bolsa Rui Pedro Soares lança OPA ao Belenenses

Rui Pedro Soares lança OPA ao Belenenses

Codecity Sports Management apresentou proposta de aquisição pelo clube. Oferece 0,1 cêntimos por cada uma das acções. No total, para comprar a SAD do Belenenses, Rui Pedro Soares poderá ter de gastar perto de 900 euros. 46,93% já foi comprado.
Rui Pedro Soares lança OPA ao Belenenses
Alexandra Machado 13 de dezembro de 2012 às 19:13

Depois de ter recebido luz-verde para comprar a SAD do Belenenses, e de ter comprado 46,93% do capital da sociedade desportiva de Belém por 0,1 cêntimos, Rui Pedro Soares lançou esta quinta-feira uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) sobre o restante capital. No entanto, o clube Belenenses ainda tem de ficar, no final, com 10%, no âmbito da nova lei para as SAD.

 

A oferta preliminar foi esta quinta-feira conhecida. "Torna-se pública a decisão de lançamento pela Codecity Sports Management de uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre” o Belenenses, lê-se na oferta.

 

A oferta é geral e obrigatória, já que depois de ter comprado os 46,93% a isso ficou obrigada. Além disso, a Codecity tem um acordo com o clube Belenenses para lhe comprar parte dos 15% que hoje detém e que é a percentagem obrigatória no âmbito da lei das SAD. No entanto, com a alteração aprovada em conselho de ministros recentemente, os clubes vão passar a ser obrigados a ter um mínimo de 10%. E é essa a percentagem que o Belenenses vai ter, já que no âmbito do contrato de compra e venda feito com a Codecity se comprometeu a alienar 5% "logo que a lei que regula as sociedades anónimas desportivas permita que o clube fundador tenha uma percentagem mínima de 10%. do capital social da respectiva Sociedade Anónima Desportiva e no prazo máximo de 30 dias após ter sido notificado pelo oferecente para cumprir essa promessa".

 

Além dos 46,93% já detidos pela Codecity e os 15% detidos pelo clube, o capital da SAD Belenenses está ainda em 32,5% no empresário Joaquim Oliveira e os restantes 6,5% estão dispersos. 

 

Assim, ao ter comprado os 46,93%, gastando 469 euros, Rui Pedro Soares poderá ter de gastar mais 430 euros, se os restantes accionistas venderem na OPA e considerando os 5% do clube. No entanto, no final, a Codecity não deverá ter de desembolsar tanto, já que Joaquim Oliveira poderá não vender. O que significa que Rui Pedro Soares poderá ter de pagar 115 euros pelas restantes acções, o que lhe dará uma percentagem perto dos 60%. Ainda assim, os direitos de voto do clube (15%) são, por causa do acordo realizado,imputáveis à Codecity, o que já lhe dá 61,94% dos direitos de voto, mesmo sem a OPA.

 

(Rectifica o âmbito da oferta. Rui Pedro Soares já detinha os 46,93%. A OPA é sobre o restante capital)

 

(Notícia actualizada às 20h12 com mais informação)




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI