Bolsa Saudi Aramco começa a negociar em bolsa dia 11 de dezembro

Saudi Aramco começa a negociar em bolsa dia 11 de dezembro

Depois de ter protagonizado a maior oferta pública inicial (IPO) da história, a petrolífera estatal saudita anunciou agora que vai começar a negociar na próxima quarta-feira, dia 11 de dezembro, na bolsa de Riade.
Saudi Aramco começa a negociar em bolsa dia 11 de dezembro
Reuters
O Saudi Stock Exchange anunciou que a petrolífera Saudi Aramco vai começar a negociar na bolsa de Riade a partir da próxima quarta-feira, dia 11 de dezembro, depois de ontem a petrolífera saudita ter protagonizado a maior oferta pública de aquisição da história. 

Na sua estreia em bolsa, vai haver um leilão para fixar o preço da empresa, 30 minutos antes da abertura oficial. 



Ontem, ao fim do dia, a Saudi Aramco encaixou 25,6 mil milhões de dólares (23 mil milhões de euros) na oferta pública inicial (IPO), o que faz desta operação a maior entrada de sempre em bolsa, já que supera o IPO em que a chinesa Alibaba assegurou, em 2014, um encaixe de 25 mil milhões de dólares.
Esta operação bolsista avaliou o conjunto da petrolífera em 1,7 biliões de dólares, o que faz da Saudi Aramco a mais valiosa produtora de crude mundial. A empresa era já a maior e mais rentável do mundo. Mesmo assim, este valor fica aquém dos 2 biliões de dólares em que assentou a primeira avaliação feita pelo reino saudita.

A Saudi Aramco colocou 1,5% do seu capital social, 0,5% destinados a compradores particulares e 1% dirigidos a investidores institucionais. Para abrir o apetite dos investidores, a Saudi Aramco anunciou pretender pagar um dividendo aos acionistas no valor de 75 mil milhões de dólares. 



pub

Marketing Automation certified by E-GOI