Bolsa Semapa lança OPA sobre o seu capital e oferece acções da Portucel

Semapa lança OPA sobre o seu capital e oferece acções da Portucel

A Semapa vai avançar com uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre si própria, numa operação que inclui uma troca de acções com a Portucel. Ou seja, os accionistas da Semapa que aceitarem a operação vão receber em troca títulos da Portucel.
Semapa lança OPA sobre o seu capital e oferece acções da Portucel
Sofia A. Henriques
Sara Antunes 25 de maio de 2015 às 17:00

A Semapa anunciou em comunicado o lançamento de uma oferta pública de aquisição (OPA), na modalidade de oferta de troca. Em causa está a compra da Semapa por si própria e a oferta de acções da Portucel em troca.

Esta operação foi proposta pela Sodim, que detém 54,498% do capital da Semapa, que por sua vez controla 75,85% do capital da Portucel. A Sodim é uma empresa controlada pelo empresário Pedro Queiroz Pereira. 

 

Com esta operação, os accionistas da Semapa vão receber 3,40 acções da Portucel por cada título detido. Ou seja, a Semapa terá de libertar 164,77 milhões de títulos da Portucel, o que representa 21,5% do capital desta última. Assim, a Portucel passará a ter quase 40% do capital em bolsa. Por outro lado, como trocou os seus próprios títulos que estavam dispersos por investidores, a Semapa deixará de estar cotada, caso a operação tenha sucesso.

 

Na convocatória para a assembleia geral de accionistas da Semapa, a Sodim explica que esta operação "se traduzirá na substituição de uma situação de ‘free float’ reduzido tanto na Semapa como na Portucel, agravado pela circunstância duplicadora resultante do principal activo da Semapa ser precisamente a participação superior a 80% dos direitos de voto na Portucel, por uma nova situação de concentração na Portucel de um maior ‘free float’, com as inerentes vantagens para todos os accionistas".

O prémio desta operação é de 0,7%, tendo em consideração o preço de fecho das acções na sessão de sexta-feira. "Esta contrapartida corresponde a um preço global arredondado equivalente a 13,835 euros por acção Semapa que é 0,7% superior à cotação de fecho da acção Semapa (13,740 euros por acção) da última sessão de mercado regulamentado anterior à data de publicação do anúncio preliminar de lançamento da oferta", no dia 22 de Maio, adianta a mesma fonte.

 

O objectivo é que a operação seja realizada "no mais curto espaço de tempo possível e nunca após o decurso de 18 meses a contar da data da deliberação que recair sobre a presente proposta", adianta a mesma fonte.

Tendo em consideração esta explicação, a Semapa deverá assim sair de bolsa, já que é intenção do accionista comprar a totalidade das acções que estão em bolsa e posteriormente extingui-las. Depois desta extinção, o capital da Semapa deverá passar de 106,5 milhões para 58,48 milhões de euros.

 

Os accionistas da Semapa vão reunir-se a 23 de Junho para deliberarem sobre esta operação. 


(Notícia actualizada, pela segunda vez, às 17h41 com mais informação)




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI