Bolsa Em cinco sessões saíram do BCP mais de 600 milhões de euros

Em cinco sessões saíram do BCP mais de 600 milhões de euros

O BCP afundou mais de 7,5% esta quinta-feira elevando para 22% a desvalorização acumulada nas últimas cinco sessões. Neste período, o valor do banco em bolsa reduziu-se em mais de 602 milhões de euros.
Em cinco sessões saíram do BCP mais de 600 milhões de euros
Bruno Simão/Negócios
Rita Faria 31 de março de 2016 às 17:55

Foi mais um dia negro para as acções do BCP. Os títulos desvalorizaram 7,57% para 3,57 cêntimos, a maior queda desde o dia 3 de Fevereiro (-8,24%).

Esta evolução eleva para 22,18% a desvalorização acumulada nas últimas cinco sessões. Neste período, o valor em bolsa do BCP diminuiu em mais de 602 milhões de euros.

Esta quinta-feira, trocaram de mãos mais de 481 milhões de acções do banco, um valor acima da média diária dos últimos seis meses, que não vai além dos 323 milhões.

Os títulos do BCP foram fortemente penalizados desde que a gestão do banco mostrou intenção de avançar com um processo de fusão de 193 acções numa só e de abrir a porta à entrada de novos accionistas.

O banco liderado por Nuno Amado está ainda a estudar a possibilidade de entrar na corrida pelo Novo Banco, algo que os analistas consideram improvável, devido aos obstáculos que a instituição enfrentaria.

 

O Haitong estima que, para comprar o Novo Banco, o BCP precisaria de um aumento de capital de 3,85 mil milhões de euros, para manter os rácios exigidos pelo regulador, além de liquidar o pagamento de 750 milhões de euros da ajuda estatal para poder entrar na corrida. São 4,6 mil milhões de euros, o dobro do valor da actual capitalização bolsista do banco, destacam os analistas.

 

Apesar das recentes descidas, o saldo de Março é positivo para o BCP. O banco termina o mês com uma valorização de 3,85% depois de quatro descidas mensais consecutivas.

 

No entanto, desvaloriza 26,96% no trimestre, período em que "desapareceram" do BCP mais de 779 milhões de euros. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI