Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Suspeitas de captura de Bin Laden animam Nova Iorque no fecho da semana (act)

Nem o aumento de desemprego, nem as perspectivas mais negativas dos resultados da Intel foram capazes de travar os índices Nasdaq e Dow Jones no fecho da sessão de hoje, depois de relatórios que dão conta de estar próxima a captura de Bin Laden.

Bárbara Leite 07 de Março de 2003 às 21:18
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Nem o aumento de desemprego, nem as perspectivas mais negativas dos resultados da Intel foram capazes de travar os índices Nasdaq e Dow Jones no fecho da sessão de hoje, depois de relatórios que dão conta de estar próxima a captura de Bin Laden.

O índice Nasdaq [CCMP] encerrou nos 1.305,29 pontos, a subir 0,18%, enquanto o Dow Jones ganhou ainda mais força, fechando nos 7.740,03 pontos com uma valorização de 0,86%.

Durante quase toda a sessão bolsistas em Nova Iorque, os dois principais índices seguiam em queda, depois da Intel ter anunciado que reviu em baixa as suas estimativas de vendas para o quarto trimestre fiscal, penalizada pela queda nas encomendas de «chips» de memória.

As receitas da Intel no quarto trimestre deverão ficar compreendidas entre 6,6 e 6,8 mil milhões de dólares (5,99 e 6,17 mil milhões de euros), intervalo que fica abaixo das anteriores previsões mais abrangentes da empresa, que em Janeiro antecipava receitas entre 6,5 e 7 mil milhões de dólares (5,9 e 6,35 mil milhões de euros).

Este anúncio não veio favorecer as restantes tecnológicas, com os investidores a recearam comportamento semelhantes em congéneres. A maior produtora de «chips» do mundo encerrou a sessão a cair 3,90%.

A subida de 1,58% das acções da Wal Mart, de 2,14% da McDonalds e de 1,42% da Microsoft ajudaram o Dow Jones a respirar valorizações no fecho da sessão, apesar da queda dos títulos da Intel.

A divulgação do aumento da taxa de desemprego nos Estados Unidos para 5,8% em Fevereiro, quando os analistas aguardavam um aumento dos empregos também penalizou a actuação dos índices até cerca de meia hora antes do fecho.

A possível captura em breve de Bin Laden não conseguiu fazer subir títulos como a Nextel, a Nokia e a Cisco Systems.

A negociação final foi impulsionada pelos relatórios que davam conta da captura de Bin Laden, suposto autor dos atentados de 11 de Setembro contra as Torres Gémeas, estar próxima.

Hans Blix, chefe dos inspectores no Iraque, disse hoje perante a Organização das Nações Unidas (ONU) que o país de Saddam Hussein está a melhorar a sua cooperação, pedindo mais meios e tempo para inspeccionar o Iraque, facto que poderia constituir um indício da ofensiva militar ficar em «stand by».

Todavia, George W. Bush, presidente dos Estados Unidos (EUA), revelou, por seu lado, o país está preparado para utilizar a força militar contra o Iraque, sem o aval das Nações Unidas (ONU), discurso que impulsionou os receios de guerra.

No final da sessão de hoje, os American Depositary Receipts (ADR) da Portugal Telecom [PTC] e da Electricidade de Portugal [EDP] subiram 0,61% e 0,39%, respectivamente.

Outras Notícias