Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Tensão na Rússia, Ucrânia e Iraque penaliza Wall Street

As bolsas norte-americanas abriram em terreno negativo, pressionadas pelo intensificar da tensão que vai do Iraque à Ucrânia e Rússia.

Ana Filipa Rego arego@negocios.pt 16 de Junho de 2014 às 14:46
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

O Dow Jones perde 0,14% para 16.751,79 pontos, o Nasdaq deprecia 0,16% para 4.303,711 pontos e o S&P 500 desliza 0,2% para 1.932,58 pontos.

 

A Gazprom, companhia russa de gás natural, informou esta segunda-feira, 16 de Junho, que passará a fornecer à Ucrânia apenas gás pago em adiantado. A falha da Ucrânia no pagamento de parte da sua dívida de gás justifica a decisão, refere a Reuters.

 

"A partir de hoje a empresa ucraniana receberá apenas a quantidade de gás russo que já pagou", revelou a energética controlada pelo Estado russo. A Gazprom exigia a Kiev o pagamento de, pelo menos, 1,45 dos 4 mil milhões de dólares de dívidas em gás, não tendo tal parcela sido abatida no prazo definido.

 

Também esta segunda-feira, a empresa ucraniana de gás Naftogaz informou ter entrado com uma acção no tribunal de arbitragem de Estocolmo para tentar recuperar cerca de 6 mil milhões de dólares pagos pagos indevidamente à Gazprom.

 

Já no Iraque, residentes na cidade de Tal Afar disseram à Reuters que a cidade caiu perante os rebeldes do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), após uma batalha que deixou pesadas baixas em ambos os lados.

 

A tensão quer na Rússia quer no Iraque está a penalizar o sentimento dos investidores.

A pressionar estão empresas como a Yahoo!, que afunda mais de5% e como a Google, que perde 0,42% para 549,45 dólares.

 

A contribuir para a tendência está ainda a Intel, que deprecia 0,33% para 29,77 dólares.

As bolsas norte-americanas mantêm, assim, a tendência negativa depois de terem registado a primeira queda semanal em quase um mês, na semana passada.

Ver comentários
Saber mais Bolsas EUA Dow Jones Nasdaq S&P 500
Outras Notícias