Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Títulos financeiros afundam bolsas dos EUA

As principais praças norte-americanas voltaram a cair fortemente, pela terceira sessão consecutiva, penalizadas por uma grande queda nos títulos financeiros devido à especulação de que as previsões de lucros para as empresas daquele sector vão revelar-se

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 10 de Março de 2008 às 20:20
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

As principais praças norte-americanas voltaram a cair fortemente, pela terceira sessão consecutiva, penalizadas por uma grande queda nos títulos financeiros devido à especulação de que as previsões de lucros para as empresas daquele sector vão revelar-se demasiado elevadas, já que a economia está a abrandar e as perdas com o crédito estão a aumentar.

O Dow Jones [indu] encerrou a ceder 1,28%, para 11.740,97 pontos. O Nasdaq [ccmp] fechou a marcar 2.169,34 pontos, o que correspondeu a uma desvalorização de 1,95%.

O S&P 500 [spx] registou uma perda de 1,53%, para 1.273,53 pontos, estando já 18% abaixo do seu recorde atingido a 9 de Outubro do ano passado. O Standard & Poor’s, que está no nível mais baixo desde Agosto de 2006, está perto daquilo a que se designa um "bear market" e que é marcado por uma queda de pelo menos 20% face a um máximo.

O declínio na banca intensificou-se com os receios de que a Bear Stearns esteja a enfrentar dificuldades financeiras, mesmo depois de o ex-CEO Alan Greenberg ter dito que se tratava de uma especulação "ridícula".

A Fannie Mae e a Freddie Mac, as maiores entidades de concessão de crédito hipotecário nos EUA, perderam mais de 10% devido à convicção de que vão registar perdas mais avultadas conforme a crise no imobiliário se intensifica.

"Temos os problemas em torno do sistema financeiro e o facto inegável de que o ritmo da actividade económica está a abrandar", comentou à Bloomberg um gestor da Loomis Sayles, Dean Gulis. "Não é um bom ambiente para o mercado accionista", acrescentou o mesmo responsável.

Mais lidas
Outras Notícias