Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Veículo público vai ajudar PME a chegar ao mercado de capitais

O mercado de capitais vai poder ser uma oportunidade de financiamento para PME, admitiu António Costa.

EPA/Manuel de Almeida
Alexandra Machado amachado@negocios.pt 04 de Junho de 2020 às 21:41
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
No âmbito das medidas de capitalização de empresas que o Governo pretende promover está a criação de um veículo público para que PME (pequenas e médias empresas) possam aceder ao mercado de capitais e favoreça o financiamento no mercado de capitais, anunciou esta quinta-feira, 4 de junho, António Costa, na conferência de imprensa que se seguiu ao conselho de ministros no qual foi aprovado o Programa de Estabilização Económica e Social (PEES).

No pacote de capitalização, António Costa revelou o apoio às PME que permita acelerar o seu crescimento e ganhar escala, agilizando processos de concentração de empresas e aquisição de PME por outras PME, um projeto que também o PSD referiu como necessário na sua proposta de recuperação.

Ainda no capítulo da capitalização, o Governo pretende que seja criado um fundo de capitalização, gerido pelo Banco de Fomento, que permita "apoiar através de capital, que permanecerá na empresa o tempo estritamente necessário para reforçar atividade e capacidade de funcionamento, e sairá logo que a empresa esteja em condições de prosseguir com a sua atividade". 

O Governo anunciou o reforço do papel do Banco de Fomento, com a integração da IFD, SPGM e PME Investimentos. O PSD defendeu a criação de um "verdadeiro banco de fomento" com um capital de mil milhões de euros.
Ver comentários
Saber mais Governo PME PEES António Costa PSD política
Mais lidas
Outras Notícias