Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Vítor Gaspar: Mercado de capitais português tem um grande caminho para crescer

Ministro das Finanças, sem prestar declarações aos jornalistas, afirmou hoje no Porto que as empresas portuguesas estão muito expostas ao endividamento bancário.

João Carlos Malta joaomalta@negocios.pt 07 de Outubro de 2011 às 10:15
  • Partilhar artigo
  • 3
  • ...
Na sessão de abertura do Fórum de Bolsa, o ministro das Finanças Vítor Gaspar frisou que o mercado de capitais tem “um grande caminho para crescer, uma vez que Portugal é dos países da Zona Euro onde a capitalização bolsista é mais baixa em termos percentuais”.

“Ao longo da última década, as empresas estiveram muito expostas ao endividamento bancário. 45% do financiamento das empresas advém do sistema bancário”, disse o ministro, acrescentando que apenas uma pequena parcela das empresas portuguesas recorrem ao mercado de capitais, nomeadamente as de maior dimensão.

Reconhecendo que o momento é de turbulência também nos mercados financeiros, o ministro considera que a diversificação de fontes de financiamento é o “caminho de que devemos percorrer”.

“Os bancos apertaram o financiamento às empresas”, disse Gaspar, reiterando que “o financiamento à economia é o maior desafio de Portugal”


Sobre a actual situação dos mercados, Gaspar afirmou que esta é de “grande incerteza”, mas mostrou confiança que Portugal e a Europa conseguirão “ultrapassar os problemas” e elevar a confiança dos investidores, pelo que o “caminho do progresso ficará mais claro e mais fácil”.


Novo "blackout"


Depois de no Ecofin, Vítor Gaspar ter rejeitado prestar declarações aos jornalistas presentes, após a sua intervenção no fórum bolsa que se realiza no Porto, o ministro das Finanças voltou a não prestar declarações.

Questionado sobre o Boletim Económico de Outono revelado ontem pelo Banco de Portugal, e a baixa de rating a nove bancos portugueses pela Moody’s, o ministro das Finanças disse que estava para falar apenas sobre mercado de capitais e diversificação de fontes de financiamento da economia portuguesa.


Ver comentários
Saber mais Vítor Gaspar Mercado de capitais
Outras Notícias