Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Volume negociado em acções na BVLP sobe 2% em Janeiro contra Dezembro

O volume negociado em acções na Bolsa de Valores de Lisboa e Porto ascendeu a 2,104 mil milhões de euros em Janeiro deste ano, mais 2% que o registado no mês anterior, mas menos que o registado no período homólogo de 2001

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 01 de Fevereiro de 2002 às 18:20
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O volume negociado em acções na Bolsa de Valores de Lisboa e Porto ascendeu a 2,104 mil milhões de euros em Janeiro deste ano, mais 2% que o registado no mês anterior, mas menos que o registado no período homólogo de 2001, anunciou hoje a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

No mês de Janeiro de 2001 o volume negociado em acções totalizou 4,05 mil milhões de euros.

No primeiro mês deste ano o total do volume de transacções na BVLP totalizou 13,93 mil milhões de euros, mais 14,6% que em Dezembro de 2001.

Esta subida fica a dever-se ao crescimento 23,5% do volume de negócios registado no MEDIP, que ascendeu a 14,43 mil milhões de euros em Janeiro.

«A performance deste mercado (MEDIP) compensou a evolução dos mercados de Bolsa e do fora de mercado, que registaram variações negativas de 7,2% e 2,6%, respectivamente», explica a CMVM.

Para a queda mensal nos mercados de Bolsa contribuiu a descida de 44,6% no volume das obrigações e da descida de 87,6% verificada nas sessões especiais.

Capitalização Bolsista cai 2% contra Dezembro

«A capitalização bolsista global verificou um ligeiro decréscimo de 0,8% no mês de Janeiro devido à performance do segmento accionista, uma vez que os restantes segmentos registaram acréscimos», refere a mesma fonte.

No segmento accionista, a capitalização bolsista desceu 2% para os 94,72 mil milhões de euros.

Esta descida está relacionada com a queda dos mercados, tendo o PSI apresentado uma desvalorização de 2,18% em Janeiro deste ano. A volatilidade anualizada do PSI20 ascendeu a 15,7%, menos que o registado em Dezembro e em Janeiro de 2001.

No mês de Janeiro do ano passado o PSI20 tinha avançado 7,60%.

No mercado a prazo, os valores transaccionados no mercado de futuros registaram no mês de Janeiro um acréscimo de 9,3% face ao último mês de 2001, destacando-se os contratos sobre acções que verificaram um aumento de 31%.« O segmento de opções continua a ter um importância muito reduzida», refere a CMVM.

«Relativamente à indústria de fundos de investimento mobiliário, apesar de haver menos um fundo em actividade, registou-se um acréscimo do Valor Líquido Global dos Fundos de cerca de 1,4%», conclui.

Outras Notícias