Bolsa Wall Street recua com investidores a anteciparem paralisação governamental

Wall Street recua com investidores a anteciparem paralisação governamental

À meia-noite desta segunda-feira, os norte-americanos poderão ficar sem financiamento assegurado para os serviços não essenciais. Este receio está a ser incorporado pelos investidores, continuando a penalizar as bolsas.
Wall Street recua com investidores a anteciparem paralisação governamental
Kevin Lamarques/Reuters
Negócios 30 de setembro de 2013 às 21:17

As bolsas norte-americanas fecharam em terreno negativo, com os investidores a anteciparem que os Republicanos e Democratas não vão chegar a um acordo que previna a paralisação do Governo federal.

 

O Dow Jones perdeu 0,84% para 15.129,67 pontos e o Nasdaq cedeu 0,27% para 3.771,47 pontos. O S&P500 caiu 0,71%.

 

O Senado dos Estados Unidos rejeitou um projecto de orçamento temporário, adoptado no fim-de-semana pela Câmara dos representantes, o que prolonga o impasse orçamental e aumenta o risco de paralisia governamental a partir de terça-feira.  

 

Sem acordo para um diploma que estabelece a despesa para o próximo ano orçamental (início a 1 de Outubro), haverá uma paralisação parcial. A acontecer, será a primeira vez que tal acontece em 17 anos. A última vez foi em 1996, sendo que, desde 1977, ocorreu 17 vezes, segundo dados da Bloomberg.

 

Esta suspensão forçaria à dispensa temporária de 800.000 funcionários durante o período em que prevaleça a falta de fundos, e poderia custar mais de mil milhões de dólares (739 milhões de euros) aos fundos públicos, segundo a Casa Branca.

 

Este impasse penalizou a generalidade das acções norte-americanas, sobretudo as mais dependentes do consumo e da evolução da economia. Foi o caso da Coca-Cola, que caiu 1,48% e da Procter & Gamble, que cedeu 2,2%.

 

Ainda a penalizar os índices, o JPMorgan desvalorizou 1,13% e a General Motors caiu 1,26%.

 

Apesar da queda desta sessão, Wall Street mantem uma prestação positiva em Setembro, com o S&P500 a valorizar neste mês que hoje termina.

 




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI