Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Wall Street em alta com Intel a ofuscar tensão no Iraque

Os principais índices bolsistas norte-americanos arrancaram a sessão desta sexta-feira em alta impulsionados pelo aumento das previsões de vendas da Intel. Este crescimento das previsões está a ofuscar os receios dos investidores relativamente ao Iraque.

A carregar o vídeo ...
The Top Ten Stocks for Friday, June 13
Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 13 de Junho de 2014 às 14:45
  • Partilhar artigo
  • ...

Os principais índices norte-americanos começam a última sessão da semana em terreno positivo. O Dow Jones avança 0,08% para 16.747,42 pontos, o Nasdaq soma 0,38% para 4.313,949 pontos e o S&P cresce 0,2% para 1.932,82 pontos.

 

A impulsionar a evolução dos índices norte-americanos está a Intel, que aumentou as previsões de vendas para este trimestre e para o total de 2014. Esta perspectiva de crescimento das vendas está a ofuscar os receios dos investidores face à situação no Iraque. A escalada de violência tem vindo a subir de tom e os mercados temem que este facto venha a perturbar o fornecimento de petróleo.

 

No início desta semana, rebeldes sunitas tomaram o controlo sobre Mosul, uma das maiores cidades do Iraque. O objectivo destes rebeldes passará por tentar alcançar a capital Bagdad e lançar um ataque ao governo do país, que é maioritariamente de etnia xiita.

 

Ontem, 12 de Junho, o governo iraquiano lançou ataques aéreos sobre as posições dos rebeles sunitas na zona de Mosul. Ainda assim, e durante as últimas horas, de acordo com as agências internacionais, os rebeldes terão conseguido controlar mais duas cidades

 

Entretanto, o presidente norte-americano, Barack Obama, estará a ponderar uma acção militar para deter os rebeldes. "Não descarto nada porque temos um papel [a desempenhar para] assegurar que os jihadistas não têm uma base permanente quer no Iraque quer na Síria", afirmou Barack Obama, citado pelo Reuters, quando questionado pelos jornalistas se a Casa Branca estava a ponderar ataques aéreos. 

 

Assim, neste arranque de sessão, e apesar da tensão iraquiana, a Intel determina a tendência e soma 6,72% para 29,84 dólares. No sector financeiro, o Bank of America avança 0,26% para 15,46 dólares, o JPMorgan avança 0,49% para 57,32 dólares e o Citigroup cresce 0,21% para 48,37 dólares.

 

Nas tecnologias, o Facebook avança 0,93% para 64,89 dólares enquanto a Google cede 0,04% para 551,146 dólares.

 

(notícia actualizada às 14h50)

 

Ver comentários
Saber mais Wall Street Dow Jones Nasdaq Intel
Outras Notícias