Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Wall Street em baixa à espera da Fed e em dia de "bruxaria quádrupla"

As bolsas norte-americanas abriram em terreno negativo, embora sem grandes oscilações, com os investidores a revelarem prudência antes da reunião da Reserva Federal.

Reuters
Carla Pedro cpedro@negocios.pt 16 de Setembro de 2016 às 14:47

O Standard & Poor’s 500 segue a ceder 0,40% para 2.138,20 pontos e o índice industrial Dow Jones recua 0,13% para se fixar nos 18.189,40 pontos ao início da sessão desta sexta-feira, 16 de Setembro, em Nova Iorque. O tecnológico Nasdaq Composite, por seu lado, desvaloriza 0,08% para 5.245,30 pontos.

 

Depois de ontem as praças do outro lado do Atlântico terem encerrado em alta, devido sobretudo aos ganhos nos sectores da saúde e consumo, esta sexta-feira os investidores regressam a terreno de cautela enquanto aguardam pela reunião da Fed na próxima semana.

 

O mercado tem oscilado ao sabor da sua expectativa em relação à evolução das taxas de juro directoras, estando à espera de sinais para saber se os juros de referência poderão ser aumentados ainda este ano – depois de em Dezembro de 2015 a Fed ter subido as taxas de juro pela primeira vez em quase uma década – e reagiu em baixa.

 

Relativamente à possibilidade de o banco central norte-americano se decidir por uma subida dos juros já na reunião de Setembro, a probabilidade apontada pelo mercado é de 20%, quando há uma semana era de 30%.

 

A negociação em bolsa pode ser bastante volátil na sessão desta sexta-feira, um dia em que acontece o que se designa por "bruxaria quádrupla" (quadruple witching). Esta é a altura em que se dá o vencimento simultâneo de quatro contratos: futuros e opções sobre índices e acções, tanto nos EUA como na Europa. O nome do dia faz referência aos quatro vencimentos e às bruxas.

 

E porquê a referência às bruxas? Os mercados têm o termo ‘witching hour’ (a hora da bruxa) que é a última hora de negociação da sessão bolsista. Uma vez que o vencimento destes quatro tipos de contratos exerce grande influência no desempenho do mercado, o termo é tido como adequado para a situação, já que essa "hora da bruxa" será um curto período em que quem pratica feitiçaria fica especialmente mais activo e poderoso. 

O ‘quadruple witching’ ocorre quatro vezes por ano, nas terceiras sextas-feiras dos meses de Março, Junho, Setembro e Dezembro.

Ver comentários
Saber mais Wall Street Standard & Poor's 500 Nasdaq Composite Dow Jones bolsa EUA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio