Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Wall Street perde 1% e acompanha quedas da Europa

Nuvens carregadas sobre Wall Street. As bolsas americanas iniciaram a semana tal como tinham acabado a semana anterior: em queda. Os índices da maior economia do mundo recuam em torno de 1%.

Bloomberg
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 08 de Fevereiro de 2016 às 14:34
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

"São sempre as mesmas preocupações: China, preços do petróleo e, depois, a confirmação dos números económicos". É assim que o líder de estratégia do BNP Paribas Fortis Philippe Gijsels sintetiza, à Bloomberg, o arranque da semana negativo para as bolsas americanas.

 

Wall Street acompanha a forte desvalorização dos mercados europeus e está a perder em força. As praças dos Estados Unidos mantêm a tendência negativa que já tinha verificado na sexta-feira.

 

O índice industrial Dow Jones cede 1,14% para 16.020,95 pontos enquanto o S&P 500 cai 0,9% para 1.863 pontos. Já o tecnológico Nasdaq intensifica ainda mais o mínimo de Outubro de 2014 que já havia marcado na sexta-feira ao recuar 1,81% para 4.284,209 pontos.

As bolsas europeias seguem a perder mais de 2%, Lisboa incluída, com Atenas a afundar mesmo mais de 10%. As perspectivas de crescimento global continuam incertas e ainda esta segunda-feira o alemão Sentix mostra, no relatório referente a Fevereiro, que o índice que mede o sentimento dos investidores está no valor mais baixo em mais de um ano.

 

À Reuters, o estratega do americano Bank Wealth Management defende que as acções apresentam uma "tendência negativa no curto prazo". E é necessário uma estabilização dos preços do petróleo para que tal percurso seja travado.

 

"Precisamos que o petróleo estabilize para dar alguma confiança aos investidores, tendo em conta que o stress é elevado, a visibilidade dos resultados é reduzida e o mercado continua a enfraquecer", assinala ainda Terry Sandven. As bolsas americanas caem num dia em que também os preços do petróleo estão a recuar. Em Nova Iorque, o barril de crude West Texas Intermediate recua 1,75% para 30,35 dólares. 

Tecnológicas castigam

Tal como tinha acontecido na sexta-feira, esta segunda é marcada por fortes desvalorizações das acções ligadas à tecnologia.

 

O Facebook perde 3,52% para 100,404 dólares ao passo que a Amazon segue nos 485,01 dólares ao recuar 3,41%. O Ebay perde 3,45% para 22,40 dólares. O Google recua ligeiramente menos, ao perder 1,13% para 675,83 dólares. A Apple cai 0,09% para 93,94 dólares.


(Notícia actualizada com mais cotações às 14:45)

Ver comentários
Saber mais Wall Street bolsas norte-americanas Dow Jones S&P 500 Nasdaq Europa China
Mais lidas
Outras Notícias