OPV dos CTT Manuel Rodrigues: OPV dos CTT abre caminho para outras dispersões em bolsa

Manuel Rodrigues: OPV dos CTT abre caminho para outras dispersões em bolsa

O secretário de Estado das Finanças defende que é fundamental que as empresas portuguesas diversifiquem as suas fontes de financiamento e acredita que a OPV dos CTT abre caminho para novas entradas em bolsa.
Manuel Rodrigues: OPV dos CTT abre caminho para outras dispersões em bolsa
Bruno Simão/Negócios
Patrícia Abreu 27 de novembro de 2013 às 17:19

"Trata-se da primeira OPV desde 2008, que abrirá caminho para que mais empresas portuguesas possam dispersar o seu capital em bolsa", adiantou Manuel Rodrigues, num discurso que marcou a abertura do Seminário sobre mercados de capitais e o financiamento da economia em Portugal.

 

Num momento em que decorre o período de subscrição das acções da empresa de correios nacional, o secretário de estado destacou a elevada dependência da banca e realçou a necessidade de "dinamizar o mercado de capitais, de modo a garantir uma fonte alternativa de liquidez às empresas, capaz de contribuir para a sua capitalização".

 

Manuel Rodrigues argumentou ainda o dinamismo no mercado de capitais, um momento que pode ser aproveitado pelas empresas. Também o Estado está a aproveitar o bom momento para diversificar as suas fontes de financiamento.

 

"Esta operação (dispersão dos CTT) também garante uma diversificação das fontes de financiamento do Estado, inserindo-se no programa de privatizações", que já angariaram 6293 milhões de euros em investimento directo estrangeiro.

 

O político lembrou ainda que o governo está empenhado em facilitar o recurso das pequenas e médias empresas dos mercados.

 

Em curso está a flexibilização do regime jurídico do papel comercial, "com o objectivo de permitir o acesso a este instrumento monetário a um número maior de emitentes, em particular no segmento das PME".

 

Além da alteração do regime fiscal do papel comercial, o Governo está ainda a apostar na criação de novos produtos para PME, nomeadamente o lançamento de emissões obrigacionistas grupadas para estas empresas.

 




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI