Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Angola e expectativa de fusão dão potencial de valorização de 30% à Zon

O BES Investimento acredita que a Zon Multimédia está a transaccionar a um preço mais baixo do seu valor justo, já que tem conseguido enfrentar o "forte momento da PT na televisão paga".

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 12 de Novembro de 2012 às 11:28
  • Partilhar artigo
  • ...
O BES Investimento aumentou o preço a que espera que a Zon Multimédia esteja a negociar nos próximos 12 meses, prevendo uma subida de 30% nesse período.

O negócio de Angola (Zap), cujos resultados dos primeiros nove meses do ano se revelaram surpreendentes para os analistas, é um dos motivos para que a casa de investimento do BES suba o “target” para 3,35 euros, 3% acima dos 3,25 euros anteriormente antecipados.

O “preço-alvo” compara com os 2,559 euros a que as acções da Zon estão a negociar na bolsa de Lisboa (ganham 0,87%), o que confere um potencial de valorização de 30%. Para o BESI, a operadora presidida por Rodrigo Costa está a negociar a um desconto “considerável” em relação às suas congéneres do negócio do cabo. “A qualidade nem sempre vem associada a um prémio” é o título da nota de “research” do BESI a que o Negócios teve acesso. Para isso, contribui o negócio de Angola.

Mercado tem subestimado operações de Angola

A Zap é, na opinião da equipa de analistas liderada por Nuno Matias, “um verdadeiro motor de crescimento”. “Acreditamos que o crescimento da Zap em Angola tem superado, até agora, até as mais optimistas expectativas”, escreve o BESI numa nota de análise, adiantando ainda que espera que a meta de margens entre 35% e 50% possam ser alcançadas mais cedo do que o esperado”.

“De alguma forma, acreditamos que o mercado continua a subestimar a criação de valor potencial da Zap”, continua o BES Investimento, unidade do BES que é accionista de referência da operadora nacional, sobre a operação que começou a dar lucro nos primeiros nove meses do ano.

A contribuir para a subida do “preço-alvo” da operadora dona da TV Cabo está, igualmente, a “natureza de suporte das expectativas de fusões e aquisições”. Nos últimos meses, voltou a ser tema de especulação a possibilidade de uma consolidação entre a Zon Multimédia e a Sonaecom, um tema que tem já cinco anos.

Zon tem conseguido EBITDA positivo

Relativamente aos resultados relativos aos primeiros nove meses do ano, a Zon obteve um crescimento dos lucros de 3,9% para 29,6 milhões de euros, sendo que o BESI salienta o resultado positivo a nível de EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), que cresceu 1,4%.

“A Zon continua a sofrer os efeitos do forte momento da PT na televisão paga e também da redução do consumo privado. Contudo, a Zon tem conseguido compensar estas pressões no seu negócio central do ‘triple play’ [televisão, voz e banda larga] com notáveis esforços de corte de custos”, escreve a equipa sob o comando de Nuno Matias.

O BES Investimento aponta para a manutenção do desempenho do EBITDA como um dos desafios para o próximo ano, a par da geração de “cash flow” - um dos pontos que a generalidade dos analistas destacaram como surpreendentes pela negativa nos resultados dos primeiros nove meses do ano.

O aumento de 3% dos preços no início do próximo ano, anunciado como tendo como objectivo acompanhar a inflação, deverá ajudar ào crescimento do EBITDA da Zon na opinião do BESI, unidade de investimento do BES, que detém uma participação de 4,87% na Zon, a que se soma os 5% nas mãos do Espírito Santo Irmãos.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.
Ver comentários
Saber mais Zon Multimédia Rodrigo Costa BESI
Outras Notícias