Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Aquisição da EDP nos EUA não parece ser excessivamente cara

O preço que a Energias de Portugal vai pagar pela empresa de parques eólicos norte-americana Horizon Wind Energy "não parece ser excessivamente elevado", consideram os analistas do BPI. O CaixaBI diz que esta aquisição tem um impacto positivo na avaliação

Maria João Soares mjsoares@negocios.pt 27 de Março de 2007 às 09:47
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O preço que a Energias de Portugal vai pagar pela empresa de parques eólicos norte-americana Horizon Wind Energy "não parece ser excessivamente elevado", consideram os analistas do BPI. O CaixaBI diz que esta aquisição tem um impacto positivo na avaliação da EDP.

A Energias de Portugal anunciou hoje a aquisição de uma empresa de parques eólicos nos Estados Unidos, a Horizon Wind Energy, numa transacção que avalia a empresa americana em 2,15 mil milhões de dólares (1,61 mil milhões de euros). Com esta aquisição a EDP antecipa as metas do plano estratégico até 2010 e torna-se um dos principais "players" mundiais nas energias renováveis.

A EDP não adianta o valor final do negócio, especificando que esta transacção valoriza os capitais próprios da Horizon em 2,15 mil milhões de dólares (1,61 mil milhões de euros). No final de 2006 a Horizon tinha uma dívida líquida de 180 milhões de dólares (135 milhões de euros), sendo que o valor da aquisição será ajustado aos investimentos incorridos, que estão estimados em 600 milhões de dólares (451 milhões de euros).

"O preço final, levando em consideração o número de projectos futuros a que a EDP terá acesso no futuro, não parece excessivamente elevado", consideram os analistas do BPI, Enrique Soldevila Manrique e Laura Alonso, referindo, no entanto, que não é possível chegar a uma conclusão clara sobre o preço devido aos regimes específicos de remuneração existentes em cada estado norte-americano. A EDP realiza hoje uma conferência de imprensa e uma reunião com analistas, onde deverá dar mais detalhes sobre a operação.

O BPI considera ainda que o facto da aquisição ser financiada com dívida é uma "boa notícia".

O CaixaBI diz que esta aquisição tem um "impacto positivo" na EDP uma vez que "constitui mais um passo para a concretização da estratégia definida no seu plano estratégico permitindo simultaneamente a sua diversificação para novos mercados".

O BPI e o CaixaBI recomendam "manter" EDP, o BPI com um preço alvo de 4 euros e o CaixaBI com um "target" de 3,75 euros.

As acções da EDP [edp] seguem a subir 0,73% para 4,13 euros.

Outras Notícias